TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A lingua de Eulália

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

A língua de Eulália

Quadro 7

O português tem 6 formas diferentes para cada pessoa, que corresponde ao português- -padrão, clássico, literário, escrito. Basta ler algumas revistas ou jornais e leituras contemporânea para se dar conta da diferença.

Se presta atenção nas formas verbais utilizadas diariamente, por uma pessoa que usa o português-padrão, pode-se notar que na sua variedade é falada a coloquial e vai ver, também, que é bastante simplificada a conjugação verbal.

Passado, presente, futuro?

O uso do "vós" era usado tradicionalmente, no passado. Já, atualmente, é pouco utilizado, pela nova forma de se falar, e assim o "vós" é substituído por "você". E o pronome "tu" é bastante utilizado no Brasil somente em algumas regiões, mas, infelizmente, utilizado de uma forma errada, sem conjugação. É de extrema importância ensinar aos alunos como e quando utilizar o "tu" e o "vós", para que assim, quando eles estiverem lendo um livro ou um texto clássico, não ficarem perdidos ou sem saber o que é aquilo.

Os estudantes são obrigados, quase sempre, a estudar e saber conjugar de cor tempos verbais que muitos, raramente, são empregados na língua diária. Por outro lado, há tempos verbais que simplesmente nunca são mostrados nas gramáticas e nos livros didáticos, como se não existissem, e que a gente emprega o tempo todo. Um caso do futuro, quando nos falam "Amanhã sairei com você?" A forma muito mais frequente é, de longo "manhã vou sair com você." O mesmo acontece no chamado Pretérito mais-que-perfeito.

Quem não sabe português

A gramática é passada aos alunos como algo que seja horripilante de se aprender, só pelo fato de ser mais complexa e o professor não saber uma forma mais dinâmica de passar aquela matéria ao seu aluno.

Algumas pessoas acham que, literalmente, não sabem português pelo simples fato de não entender o que se é passado em sala de aula, cursos ou livros. Mas é neste ponto que todos estão errados. Pelo simples fato de se abrir a boca e dizer qual for a palavra, já é saber português, mesmo se for o português-não-padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com