TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa E Redação Oficial

Trabalho Universitário: Lingua Portuguesa E Redação Oficial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Curso: Curso Superior de tecnologia em segurança no trânsito

Professor:

Nome do aluno:

Data:05/05/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

OBS: Para que as respostas possam ser consideradas totalmente corretas, você deverá responder às questões de forma que estejam relacionadas ao conteúdo dado e à pergunta efetuada, além de haver originalidade, clareza, coerência e correção gramatical, conforme os critérios de avaliação presentes no plano de ensino da disciplina. Caso não siga as orientações acima, sua nota poderá ser descontada de acordo com o grau de cada inadequação.

Questão 1

O texto a seguir é uma transcrição da linguagem falada. Leia-o atentamente, depois disso, reescreva-o na modalidade padrão da língua, ou seja, retire as marcas de oralidade e transforme-o em um texto com as características da linguagem escrita padrão, pode manter ou uso da primeira pessoa do discurso. Após isso, comente (não somente citar) duas características de linguagem oral e duas de linguagem escrita, que você encontrou neste texto. Perceba que a explicação sobre a modalidade escrita somente será efetuada após a sua reescrita. (2,5 pontos)

Você é contra o casamento?

Não... não sô contra o casamento... eu sou contra...é casamento de pessoas que não se esforçam pra vivê bem... entendeu? ... eu acho que as pessoas o tempo todo têm que se esforçá pra vivê bem... e tem... tem... e a gente tem que cultivar as relações... o tempo todo o tempo todo o tempo todo então se o cara... leva uma vida... e não alimenta essa relação... com certeza tende o fracasso né? Eu acho assim... assim... eh... duas pessoas que... que doam tanto quanto recebe... e eu acho que esse é o modelo de casamento mesmo... é... mais importante que deveria existir.

Obs: As reticências do texto acima significam as pausas, de quem fala, para processar as informações.

Resposta: Você é contra ao casamento?

Não sou contra ao casamento, sou contra o casamento de pessoas que não se esforçam para viver bem. Acho que as pessas no dia a dia devem se esforçar para viver bem. Nós temos que cultivar as relações diariamente pois, se a pessoa não leva a vida sem essa relação, consequentemente tenderá ao fracasso. O modelo de casamento mais importante que deveria existir é quando duas pessoas doam e recebem simultaneamente.

Duas caracteristicas da linguagem oral:

A repetição de palavras como eu acho assim....assim..., dando dipla afirmação na frase, outra caracteristica é o incurtamento das palavras como, não sô contra, em vez de não sou contra e, pra vivê bem, em vez de para viver bem.

Duas caracteristicas da linguagem escrita:

Uma é que o texto fica mais claro, seguindo a regra padrão, a outra é que o texto pode ser representado, falado, tanto pelo leitor que é o nosso caso, como o autor.

Questão 2

A partir dos textos que seguem, responda aos questionamentos abaixo:

Texto 1

FALAR MINEIRO

“E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra, de dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"

(João Guimarães Rosa, São Marcos, In: Sagarana)

Texto 2

Fala de um médico explicando algumas doenças do coração:

"Tem gente que nasce com coração maior ou menor, com vários defeitos. Essas são as cardiopatias congênitas, né? O coração pode nascer com inúmeros defeitos. Agora, o tamanho do coração também tem a ver com outros problemas que não são congênitos, como a insuficiência coronariana."

a) Explique qual é a função de linguagem predominante em cada trecho acima e aponte, pelo menos, duas características (em cada texto) explícitas neles encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída (1,5 ponto).

b) Os dois textos expressam formas diferentes de nossa linguagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com