TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa E Redação Oficial

Exames: Língua Portuguesa E Redação Oficial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Curso: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Professor: Josefina Maria Hassmann

Nome do aluno:

Data: 09-05-2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

OBS: Para que as respostas possam ser consideradas totalmente corretas, você deverá responder às questões de forma que estejam relacionadas ao conteúdo dado e à pergunta efetuada, além de haver originalidade, clareza, coerência e correção gramatical, conforme os critérios de avaliação presentes no plano de ensino da disciplina. Caso não siga as orientações acima, sua nota poderá ser descontada de acordo com o grau de cada inadequação.

Questão 1

O texto a seguir é uma transcrição da linguagem falada. Leia-o atentamente, depois disso, reescreva-o na modalidade padrão da língua, ou seja, retire as marcas de oralidade e transforme-o em um texto com as características da linguagem escrita padrão, pode manter ou uso da primeira pessoa do discurso. Após isso, comente (não somente citar) duas características de linguagem oral e duas de linguagem escrita, que você encontrou neste texto. Perceba que a explicação sobre a modalidade escrita somente será efetuada após a sua reescrita. (2,5 pontos)

Você é contra o casamento?

Não... não sô contra o casamento... eu sou contra...é casamento de pessoas que não se esforçam pra vivê bem... entendeu? ... eu acho que as pessoas o tempo todo têm que se esforçá pra vivê bem... e tem... tem... e a gente tem que cultivar as relações... o tempo todo o tempo todo o tempo todo então se o cara... leva uma vida... e não alimenta essa relação... com certeza tende o fracasso né? Eu acho assim... assim... eh... duas pessoas que... que doam tanto quanto recebe... e eu acho que esse é o modelo de casamento mesmo... é... mais importante que deveria existir.

Você é contra o casamento?

Não sou contra o casamento, exceto entre pessoas que não se esforçam para viver bem. É preciso cultivar as boas relações todo o tempo, o casal precisisa doar-se um para o outro, deve haver cumplicidade no relacionamento.

Linguagem falada: Há pausas para processar as ideias, como exemplo da hora que o locutor para e pensa antes de falar que as pessoas devem cultivar as relações, e repetições das palavras, onde ele interrompe a frase e repete algumas vezes a mesma palavra, tem... tem..., sim... sim...

Linguagem escrita: o texto é resumido ao contrario do texto falado, onde o locutor esta pensando o que vai falar e não consegue resumir, e não ocorrem repetições desnescessarias, onde o texto perde aquelas palavras repetidas varias vezes durante o discurso, e também perde as frases que repetem o mesmo assunto.

Obs: As reticências do texto acima significam as pausas, de quem fala, para processar as informações.

Questão 2

A partir dos textos que seguem, responda aos questionamentos abaixo:

Texto 1

FALAR MINEIRO

“E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra, de dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"

(João Guimarães Rosa, São Marcos, In: Sagarana)

Texto 2

Fala de um médico explicando algumas doenças do coração:

"Tem gente que nasce com coração maior ou menor, com vários defeitos. Essas são as cardiopatias congênitas, né? O coração pode nascer com inúmeros defeitos. Agora, o tamanho do coração também tem a ver com outros problemas que não são congênitos, como a insuficiência coronariana."

a) Explique qual é a função de linguagem predominante em cada trecho acima e aponte, pelo menos, duas características (em cada texto) explícitas neles encontradas, que remetem à função de linguagem atribuída (1,5 ponto).

R.: No Texto 1 predomina a função emotiva, caracterizada pela prevalência do texto na 1° pessoa do singular, centralizada nas memorias do emissor,(“E eu levava boa matalotagem..., ... para assistir à carga frontal das formigas-cabaças...) e pela emoção que transmite ao leitor, como por exemplo no trecho “...para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira...”. Já no Texto 2 predomina a função metalinguística, caracterizada pela vontade do locutor de esclarecer alguma duvida, como quando o medico explica o que é uma doença congênita.

b) Os dois textos expressam formas diferentes de nossa linguagem, isso está relacionado às diversas influências a que nossa língua está exposta. Em cada um dos trechos, explique quais são as variedades (variações) linguísticas apresentadas em cada um dos trechos acima (1,0 ponto).

No texto 1 o locutor usa o regionalismo, pois ele fala palavras que são comumente usadas em certa região e não no pais todo, quase um dialeto. No texto 2 esta apresentado em língua popular ou informal, pois apesar do medico estar referindo-se a nomes de doenças, ele usa uma linguagem facilmente interpretada por qualquer pessoa,

Questão 3

Veja a charge abaixo e analise a temática abordada, ou seja, a grande problemática em relação aos acidentes de trânsito e as suas consequências, muitas vezes, trágicas. Na sequência, reproduza um texto dissertativo argumentativo em que apareça claramente a sua análise sobre o que poderia ser feito (por parte da população e dos responsáveis por essa área – autoridades governamentais, polícia...) para amenizar os acidentes em nosso país. Ou seja, você precisa discorrer mostrando o seu ponto de vista sobre como melhorar as estatísticas ruins desse problema. Seu texto deve conter: entre 12 e 15 linhas, um título adequado à temática da charge e também uma argumentação compatível com a discussão exposta (3,0 pontos).

Trânsito brasileiro: Uma verdadeira guerra

A situação atual do trânsito brasileiro é caótica, morre tanta gente que ja estão comparando à guerra do Iraque. O governo brasileiro deve efetuar mais ações preventivas no combate a violência do trânsito, equipando as rodovias com controladores de velocidade, e as policias com equipamentos adequados para fiscalização.

Um fator negativo nesta estatistica é a embriaguês no volante, se faz necessária a aplicação de novas leis com punições mais severas onde o motorista que for flagrado nesta condição seja realmente preso, e sirva de exemplo para outros que tambem cometem este ato irresponsavel. Outro problema é a burocracia, pois se um indivíduo é flagrado bebedo, e presiso fazer uma ocorrência muito demorada, o que deixa uma viatura indisponivel por horas, o sistema deveria ser mais ágil.

Mas so isto não basta, é preciso concientizar a população de que é preciso dirrigir com responsabilidade, e convence-las que nao é apenas sua propria vida, mas pode ser tambem a vida de outra pessoa, ou de um ente querido que pode estar do seu lado.

Questão 4

A charge abaixo representa o que se comenta constantemente na imprensa, ou seja, a relação entre os políticos que possuem boa e má índole. Observando a linguagem verbal e não verbal, cite e explique, pelo menos, duas informações implícitas que se fazem presentes no texto abaixo (2,0 pontos).

R.: Cito como exemplo o fato de o sujeito que é referido como “político” na charge, estar com os bolsos cheios de dinheiro, indicando que ele teria adquirido de forma ilegal, e também expressão “tá pra nascer” da enfermeira, essa que por sua ver refere-se ao politico ficha limpa, que significa que não existem políticos honestos.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »