TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa E Redação Oficial

Trabalho Escolar: Lingua Portuguesa E Redação Oficial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Curso: Segurança Pública

Professor: Diane Dal Mago

Nome do aluno: Nelson Antônio Vieira de Souza

Data: 03/05/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir da análise das charges que seguem, responda às perguntas efetuadas abaixo.

Charge 1

Charge 2

1. Compare a linguagem utilizada em cada uma das charges e responda, levando em consideração as variedades linguísticas (referentes a mais ou menos formalidade).

a) Qual é a língua (ou linguagem) predominante em cada caso? Como se percebe isso? (1,0 ponto)

Na primeira mensagem a linguagem utilizada é gíria uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais;

Na segunda mensagem a linguagem utilizada é a culta ensinada nas escolas e serve de veículo às ciências em que se apresenta com terminologia especial usada pelas pessoas instruídas das diferentes classes sociais e caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais, mais comumente usada na linguagem escrita e literária, reflete prestígio social e cultural é mais artificial, mais estável, menos sujeita a variações.

Usada no momento certo, porém, a gíria é um elemento de linguagem que denota expressividade e revela grande criatividade, desde que, naturalmente, adequada à mensagem, ao meio e ao receptor. Note, porém, que estamos falando em gíria, e não em calão. Enquanto que a norma culta, forma lingüística que todo povo civilizado possui, é a que assegura a unidade da língua nacional. E justamente em nome dessa unidade, tão importante do ponto de vista político-cultural, que é ensinada nas escolas e difundida nas gramáticas.

Sendo mais espontânea e criativa, a língua popular se afigura mais expressiva e dinâmica.

b) O que cada uma das linguagens apontadas na resposta anterior representa para a nossa sociedade, ou seja, essa linguagem diferenciada está relacionada a quê? Qual seria a intenção disso? (1,5 ponto)

A linguagem é o potencial humano de comunicação que se realiza através de signos verbais e não verbais é meio de comunicação verbal, onde relacionou linguagem e cultura, ficando claro que a linguagem é uma manifestação cultural, a língua viva está em continua mutação e são os seus falantes dentro de um determinado contexto cultural, que empreendem a mudança. Temos uma intenção um objetivo, daí o fato de determinadas expressões e combinações de vocabulários caírem tão bem em alguns momentos e serem tão inoportunos em outros.

c) Na Charge 2, a linguagem utilizada é compatível com o contexto? Como você percebe, ou não percebe, essa compatibilidade? Explique. (1,0 ponto)

Não. Percebe se pela indignação dos personagens, onde há variedades linguísticas os distintos falares em uma mesma língua. É que toda língua natural sofre variações.

A partir da leitura do texto abaixo, responda às perguntas das questões 2 e 3.

Empresas despertam para a inovação

(MARCELO REHDER - O Estado de São Paulo - 23/01/2012)

No horizonte de dez anos, mais de 70% das grandes empresas brasileiras pretendem ser líderes em tecnologia, apesar das condições econômicas adversas que afetam o seu desempenho. Na situação atual, cerca de 40% entendem que já são líderes, por isso ainda prevalecem posicionamentos mais tímidos, como o de seguidor rápido de tecnologias de ponta ou de adaptador de tecnologias ao mercado brasileiro.

As informações são de uma pesquisa inédita do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que entrevistou os principais dirigentes de 40 grupos privados, dos quais 30 de empresas, em sua maioria de capital nacional e dez grandes empresas transnacionais que atuam no mercado brasileiro. Esses grupos respondem por 80% do esforço nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Hoje, o número de empresas que fazem Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil não passa de 2,5 mil, enquanto 30 mil são inovadoras. É pouco num universo de quase 100 mil empresas industriais existentes no País. "Mas o mundo inteiro é assim", diz o coordenador da pesquisa, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco.

Para 58% dos entrevistados, a inovação tecnológica é decisiva para sua estratégia de mercado atual, enquanto 42% consideram a tecnologia relevante. No horizonte de dez anos, o entendimento se altera de forma ainda mais explícita: 80% das empresas afirmam que a tecnologia terá papel decisivo e 20% consideram que será relevante.

"As empresas estão percebendo que se quiserem entrar no mundo vão ter de investir em inovação", diz o presidente do Iedi, Pedro Passos, sócio fundador da Natura Cosméticos. "Entender a inovação como vetor do crescimento passou a ser fonte de sobrevivência das empresas de manufatura", frisa.

Nesse cenário, os resultados da pesquisa indicam que o diagnóstico, repetido em muitos fóruns de debates, de que falta cultura de inovação nas empresas brasileiras "não passa de bobagem", diz Pacheco.

2. Levando em consideração o estudo efetuado sobre linguagem, analise as questões abaixo e em seguida responda ao solicitado.

a. Há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com