TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica Aplicada Aula 1 E 2

Artigos Científicos: Linguistica Aplicada Aula 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades referentes às aulas 1 e2

1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .

Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.

A linguística é uma ciências que da origem as explicações, a evolução, a descrição, frase, orações, ou seja tudo que se utilize de fala e palavras, linguística é o estudo cientifico da linguagem verbal humana, aquela que tem por unidade a palavra, fazendo uso da fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática; que ainda podem apresentar outras disciplinas como a linguística textual, analise da conversação,analise do discurso,historia das ideias linguísticas, sociolinguística, neolinguística, psicolinguística, aquisição da linguagem e línguas indígenas.

Para Sanusurre , a língua pode ser vista como o domínio das articulações, pois, nela, as ideias se fixam a sons , formando articulações, isto é, os membros da língua. Esses elementos se articulam entre si, compondo inúmeras combinações, as articulações, duas distinções são importantes a língua e a fala, tem como preocupação em descrever a língua numa pratica teórica e cientifica e trata dos problemas da linguagem colocados na pratica da linguagem.

Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.

Seu texto pode/deve basear-se em leituras , pesquisas , mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos ,sem as devidas citações , caso seja necessário,ou de outros colegas.

Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.

2- Leia atentamente:

Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;

A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor etc..

Agora “leia “ a charge que segue:

Explique em um pequeno texto de , no máximo 9 linhas , onde , na charge, você identifica a competência e o desempenho linguístico.

Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.

Com relação a charge devemos levar em conta o lugar, a pessoa e a situação que ela se encontra, neste caso uma criança, aluno de uma escola provavelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com