TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Linguistica Aplicada

Trabalho Universitário: Fundamentos Da Linguistica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  2.598 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades referentes às aulas 1 e2

1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .

História da Linguística

O estudo da linguística existe desde a antiguidade, surgiu no século XX, considerada como uma ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, o homem é um ser social que precisa se comunicar quer para emitir, quer para receber mensagens. Para que isso aconteça o homem faz uso de um sistema de sinais de forma organizada, ou seja, ele faz uso de uma linguagem.

A linguagem é uma das formas com que o homem procura dominar no mundo em que vive, explicando tudo que o rodeia e transforma isto em conhecimento que dá suporte para a aquisição de mais e mais informações teórica e cientifica.

O suíço Ferdinand de Saussure considerado o pai da linguística moderna e fundador da Semiologia deixou claro que a linguística é o estudo científico da linguagem verbal humana e que para se estudar a língua é necessário que se entenda os conteúdos que entrelaçam a linguística.

Nessa perspectiva compreende-se a importância de cada parte observada pela linguística como a fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática e também os diferentes modelos que a compõe como o da Psicolinguística, Pragmática, Teoria da Argumentação da Língua, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, Linguística do Texto.

Referências:

Sgarbi, Nara Maria Fiel de Quevedo. Unigran: fundamentos da linguística aplicada, Dourados, 2014/2. 94p.

2- Leia atentamente:

Noam Chomsky distingue: competência de desempenho ;

A competência linguística é a porção do conhecimento do sistema linguístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua: é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente .

O desempenho corresponde ao comportamento linguístico, que resulta não somente da competência linguística do falante, mas também de fatores não linguísticos de ordem variada, como: convenções sociais, crenças, atitudes emocionais do falante em relação ao que diz, pressuposto sobre as atitudes do interlocutor etc..

Agora “leia “ a charge que segue:

Explique em um pequeno texto de , no máximo 9 linhas , onde , na charge, você identifica a competência e o desempenho linguístico.

Nesta charge há um diálogo em que o desempenho corresponde ao conhecimento da língua e que é particular em cada pessoa, existe uma variação linguística típica do interior, que é transmitida de pai para filho por gerações cultural, assim existe uma comunicação familiar no inicio da vida de cada pessoa.

Neste diálogo a competência é o que se sabe, tendo que desenvolver a forma de se comunicar e aprimorar a fala, para se aprender uma língua precisamos ouvir alguém falar assim ela é armazenada em nosso cérebro, então quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com