TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUISTICA APLICADA

Ensaios: LINGUISTICA APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 2

Da aplicação de Linguística á Linguística Aplicada Indisciplinar

Este capítulo tem como objetivo historicizar alguns dos discursos que construíam e constroem o campo da LA, de modo que colocando em perspectiva, seja possível compreender como nesta área de investigação se constitui atualmente. A LA está diante de uma série de discursos que fizeram essa área acontecer, de acordo com o pensamento intelectual da época.

Uma área que começa nos anos 1940, com interesse por desenvolver materiais para ensino de línguas. O primeiro Congresso de Linguística foi realizado em 1928, mostrando que a LA é um campo de investigação relativamente novo.

Os temas referentes ao campo de ensino de línguas jáeram uma preocupação dos estudiosos desde dos tempos imemoriais. A primeira teorização foi escrita em 1632, por Jan Amos Comenius “Pai da Educação Moderna”. Seus discursos contribuíram esta área de investigação, porém também se constrói bem distante do campo de ensino de línguas.

Linguística Aplicada como aplicação de linguístca desenvolve-se no Campo da LA, com foco na área de ensino/aprendizagem de línguas, na qual ainda hoje tem grande repercução. Essa área então se inicia como resultado aos avanços da Linguística como ciência no século XX tendo como estudo científico o ensino de línguas estrangeiras, por Charles Fries e Robert Lado no EUA. Não é de estranhar, portanto, que a Linguística, um dos grandes campos das Ciências Humanas, no auge do Estruturalismo influenciando outros Campos de investigação como a Antropologia, a Semiótica e a Literatura. Daí decorreram duas compreensões para a concepção de de LA, sendo as duas entendidas como aplicação de Linguística. Aplicava-se á descrição de línguas, como o caso dos livros de Souza e Silva Koch, de 1983, Intitulados dos Linguística Aplicada ao Português: sintaxe e morfologia; e, por outro, ao ensino de línguas, notadamente estrangeiras. Foi assim que, de fato, a LA começou.

Na Inglaterra essa história tem inicio em 1957, com a Fundação do Departamento de Linguística Aplicada de Edinburgh, de onde saíram Pit Corder, Widdowson, Davies, foram três dos maiores lingüistas aplicados.

O sumário apresentado, assim como outros da famosa série intitulada The Edinburgh Course in Applied Linguistics, publicada de 1973 a 1977.

Com o advento da Linguística Transformacional, o percurso de aplicação da LA continuou. Com os trabalhos de John Schmitz, Chomsky. Os lingüistas mais renomados se referia á vertente aplicacionista na LA não impediu, porém, as tentativas de lingüistas aplicados, convecidos que estavam de que a validade de tal aplicação cabia a eles próprios determinarem.

É somente com o trabalho de Widdowson, também no final dos anos 1970, que aparece a distinção entre LA e aplicação de Linguística, que colocou o questionamento severo a vertente aplicacionista.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »