TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Ensaios: Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  1.694 Visualizações

Página 1 de 9

De acordo com os autores Cócco e Hailer (1996), a leitura e a escrita são instrumentos básicos de ingresso e participação do cidadão na sociedade letrada. Portanto, é correto afirmar que:

Resposta Selecionada:

Corretaa.

são ferramentas facilitadoras da compreensão e comunicação do homem.

Respostas:

Corretaa.

são ferramentas facilitadoras da compreensão e comunicação do homem.

b.

são ferramentas do passado e atualmente foram substituídas por outras formas de comunicação, como, por exemplo, a internet.

c.

não podem ser consideradas ferramentas de comunicação na sociedade contemporânea, pois há formas mais modernas.

d.

são consideradas apenas como instrumentos de compreensão.

e.

são consideradas apenas como instrumentos de comunicação humana.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: A

Fácil

Justificativa: as autoras defendem que a leitura e a escrita são a chave para a apropriação dos saberes conquistados historicamente pela humanidade, razão pela qual as chamamos de ferramentas de comunicação e compreensão.

Pergunta 2

0,3 em 0,3 pontos

Correta

Sobre a alfabetização e o socioconstrutivismo, estão corretas as alternativas abaixo, com exceção de:

Resposta Selecionada:

Corretac.

Somente por volta dos 6 ou 7 anos de idade e tendo um professor diante de si é que a criança tem seu primeiro contato com a escrita.

Respostas:

a.

A criança percorre, no seu desenvolvimento, dentro de seu ambiente cultural, o mesmo caminho percorrido pela humanidade na organização do conhecimento.

b.

A criança inicia a representação do mundo por meio do gesto ou do desenho e chega ao símbolo e às regras sistemáticas reconstruindo o código linguístico utilizado na sua comunidade.

Corretac.

Somente por volta dos 6 ou 7 anos de idade e tendo um professor diante de si é que a criança tem seu primeiro contato com a escrita.

d.

Na alfabetização trabalhada no chamado “método tradicional”, o processo é organizado e controlado pelo professor, pelo adulto.

e.

processo de ensino-aprendizagem para a alfabetização deve ser organizado de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas por intermédio de uma linguagem real, natural, significativa e vivenciada.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: C

Média

Justificativa: a criança tem contato com a escrita desde muito pequena, quando observa seus familiares lendo jornais ou se apropriando da leitura e escrita para as diferentes práticas do cotidiano.

Pergunta 3

0,3 em 0,3 pontos

Correta

Durante o processo de aquisição da leitura e da escrita, foram ditadas as seguintes palavras para um grupo de crianças: CÃO – GATO – VACA – GALINHA – CAVALO – TARTARUGA – BORBOLETA. Tendo como referência o texto trabalhado, marque com V (verdadeiro) e F (falso) as seguintes afirmações e escolha a sequência correta:

( ) Mariana escreveu, respectivamente: CAOU – GATO – VACA – GALINA – CAVALU – TATARUGA – BOBOLETA. Portanto, encontra-se no nível alfabético deste processo.

( ) Carla escreveu, respectivamente: LACAR – CLAAR – ALARC – LAARC – CLAAR – RALCA – ACAAR. Portanto, encontra-se no nível silábico deste processo.

( ) Júlio escreveu, respectivamente: COU – HO – VK – HIA – KAO – AARH – OOLA. Portanto, encontra-se no nível silábico deste processo.

( ) Mário escreveu, respectivamente: AAOU – EIOJ – FAGHLA – ALVIJE – EIOMNPI – SVMX – MIO. Portanto, encontra-se no nível alfabético deste processo.

Resposta Selecionada:

Corretaa.

V, F, V, F.

Respostas:

Corretaa.

V, F, V, F.

b.

F, V, F, V.

c.

F, V, V, V.

d.

V, F, F, F.

e.

V, V, V, V.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: A

Dificil

Justificativa: Mariana está na fase alfabética, praticamente escreve quase todas as palavras corretamente, com algumas pequenas trocas ou omissões que, com a intervenção do professor, poderá refletir e entender as convenções da escrita.

Carla não está no nível silábico, e sim no pré-silábico, pois percebe-se que ela já consegue diferenciar letras de números, mas usa um certo padrão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com