TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Seminário: Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A crítica biográfica procura explicar a obra literária fazendo relações com a vida do autor, como se a sua construção literária fosse uma biografia. Eram enfocados os seus comportamentos sociais, domésticos entre outros destas evidencias se reproduziam histórias sobre o seu cotidiano. Este processo mostrou-se contraditório. A crítica determinista sob a influência do positivismo, cuja sua característica principal era o naturalismo, procurou-se aplicar a literatura os métodos das ciências naturais. Nesta tendência crítica Hippolyte foi seu precursor pelo relacionamento que fez no estudo da obra entre o homem e o meio. Outro traço desta corrente foi o cientificismo, as ciências naturais empregam métodos que lhe proporcionaram um desenvolvimento espetacular poderia provar que o objeto literário e os de outras ciências poderiam reduzir-se a fenômenos naturais. A obra resulta da reação da faculdade-mestra de um escritor, sendo de essência de ordem psicológica e na forma de espírito original que caracteriza a obra de determinado escritor, a crítica impressionista o crítico deveria agir livremente, seguindo os impulsos de suas descobertas pessoais, ou em um processo de alto projeção mantendo a obra em segundo plano.

A crítica formalista entende que a investigação da obra deve se fixar nela mesma, os formalistas se recusam a explicá-la pela visão do autor, eles vão buscar nesta as suas marcas, as características que o tornam literário, a obra como forma, todos os elementos se integram. Caberia a imagem criar uma visão do objeto e não seu reconhecimento. O tema seria uma ideia comum, que uniria os elementos, podendo haver um tema para toda obra, a fábula deveria ser entendia como um conjunto de acontecimentos ligados entre si, num relacionamento de causa e efeito e a trama composta da mesma forma, só respeitando a sua ordem de aparição na obra.

O tempo é os acontecimentos que se desenrolam, o lugar seria estático quando todos os personagens estão no mesmo lugar, ou cinético quando mudam de lugar. O motivo pode ser composicional obedece a utilidade dos motivos, realista ou estético. O personagem decorreria de um processo coerente de agrupamento por um sistema de motivos, de uma forma direta ou indireta, motivos concretos a psique do personagem procedimento da máscara e o que recebe a carga emocional é o herói.

A estilística a partir da dicotomia língua e fala considera como sistema de signos afetivos cabendo a este processo estudá-los. Importaria distinguir a relação entre a sensibilidade e linguagem, levando em conta a influência que cada uma delas exerce sobre a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com