TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Resenha: Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc. A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.

No estudo da literatura, enfatizamos a relação entre o contexto histórico e cultural e os movimentos literários. A literatura portuguesa é estudada aqui sobre¬tudo em função de sua importância como raiz da literatura brasileira, procuran¬do-se mostrar como, aos poucos, a nossa produção literária foi adquirindo características próprias.

As escolas, correntes e movimentos literários em que didaticamente se divide a história literária refletem a evo¬lução dos estilos através dos tempos. O contexto histórico-cultural certamente influencia os escritores e lhes fornece substância para suas obras, mas é por meio da linguagem que eles expressam essa substância. Literatura é um tipo de trabalho cuja matéria é a linguagem e cuja finalidade é provocar no leitor um determinado prazer de leitura, o pra¬zer literário, semelhante ao que se tem ouvindo uma can¬ção, assistindo a uma peça de teatro ou vendo um quadro ou uma escultura.

Os fatos históricos e culturais e o aparecimento de obras inovadoras que são tomados como referências para o início ou fim dos períodos literários devem ser compre¬endidos como artifícios didáticos, marcos divisórios estabelecidos pelos historiadores da literatura para delimitar períodos cuja gestação levou, por vezes, muitas décadas. Daí as nebulosas transições, em que o antigo e o novo coexistem, fontes inesgotáveis de mal-entendidas e estéreis olêmicas Literatura e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com