TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Dissertações: Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

S

LITERATURA E COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA

BAhia

4

JBLS

LITERATURA E COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

BA

2

LITERATURA E COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

s

RESUMO

Este estudo traz como propósito detectar de que forma se dá o ensino de Literatura no cotidiano escolar tendo em vista a interdisciplinaridade e as condições de produção da leitura literária em diversos gêneros. Para tanto, um de seus principais intelectuais foi Lev Vygotsky que desenvolveu um excelente trabalho sobre a aprendizagem do ser humano onde ele atribuía um papel preponderante as relações durante esse processo, resultando mais tarde na corrente pedagógica denominada de sicioconstrutivista ou sociointeracionismo. Durante a pesquisa, percebeu-se que para entender a prática de ensino abordada em sala de aula, a teoria de Vygotsky é fundamental, pois para ele a aprendizagem acontece por interação entre estruturas internas e contextos externos e esse aprendizado depende especialmente da influência atribuída ao papel notório do educador como impulsionador do processo ensino-aprendizagem do educando.com isso se obteve resultados que indicam principalmente a falta de uma concepção de linguagem de aprendizagem clara e definida para que se possa através desse norte fundamentar o trabalho com a diversidade de gêneros textuais, servindo como recurso de motivação onde a partir daí o educador terá ótimas oportunidades para chamar e prender a atenção do educando quanto a importância da prática real de ensino da Literatura em sua vida.

PALAVRAS- CHAVES: Literatura; cotidiano escolar; gêneros textuais; sociointeracionismo; motivação.

INTRODUÇÃO

Num mundo moderno ou pós-moderno como o nosso, que privilegia a imagem e rapidez das informações (TV, telefone, fax, microcomputador, vídeo-game), parece quase não haver espaço para a literatura.

Literatura esta presente em todos os aspectos de nossa vida desde que nascemos e ampliando-se ao crescermos, ao conversar, brincar, fazer coisas do dia a dia trocar experiências, pois a literatura é a arte da palavra, e estudar a sua história é o mesmo que compreender a evolução do pensamento e dos sentimentos humanos através dos tempos.

O gosto pela literatura tem que ser desenvolvido desde cedo, não se pode fazer da leitura uma obrigação ou usá-la como objeto de castigo.

Com isso, fez-se necessário a construção desse Artigo Cientifico, a fim de aprimorar o conhecimento acerca da inserção da literatura, e a formação do professor, bem como a sua prática no cotidiano escolar.

A escolha do tema se deu pela necessidade de saber qual o lugar, e como vem sendo trabalhado a literatura no 1º ano do ensino médio, de uma escola Pública Estadual de Petrolina, o papel do professor, a reflexão que ele faz a respeito de sua prática e a concepção de ensino que norteia todo processo.

Portanto, esta pesquisa traz como propósito a questão ou o problema do ensino da literatura ou da leitura literária que envolve o exercício de reconhecimento de singularidades que matizam e exprimem um tipo particular da escrita. Este projeto também visa elucidar se é possível afastar alguns equívocos pertinentes na escola em relação aos textos literários e trata-los como meios para a formação integral do aluno, seus direitos e deveres como cidadãos críticos e criativos.

E pra descobrir, buscar como se dá a prática e a formação do professor de literatura, bem como a inserção dos mesmos no cotidiano escolar é que a pesquisa foi realizada, a fim de atender, satisfazer e responder as necessidades proposta. A partir do projeto será possível saber se a escola tem por responsabilidade proporcionar que os alunos conheçam ou recriem o conhecimento já existente em diferentes áreas, o que não se restringe apenas, ao âmbito da literatura, mas a tem como ponto de partida.

Considerando importante obter respostas para as questões propostas, foi imprescindível a pesquisa em campo para coleta de dados e assim conhecer como a literatura esta sendo trabalhada, aplicada e cobrado em sala de aula, ou seja, como é o seu contexto.

Assim, apesar do enfoque sobre o ensino de literatura ter sido o objeto de pesquisa no Ensino Médio não se pode esquecer que para o aluno chegar ao 1º ano do Ensino Médio com uma boa formação na área de literatura seria interessante que a escola tivesse lhe proporcionando inúmeros contatos com textos de diversos gêneros textuais desde as séries iniciais, para que ele adiante pudesse ter bagagem suficiente para ser formador de opiniões na arte literária.

CONCEPÇÕES DE ENSINO- APRENDIZAGEM SEGUNDO VYGOTSKY

Levando em consideração que essa pesquisa aborda como tema central a prática que as escolas fazem com a literatura em sala de aula e que para compreender tal abordagem é necessário também se conhecer que tipo de teoria irá nortear a pesquisa. Assim, para Vygotsky (2000, p.58), a aprendizagem: “decorre da compreensão do homem com um ser que se forma em contato com a sociedade. Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”. Ele rejeitava as teorias inatistas (que acredita que o homem já nasce pronto e desenvolve suas características ao longo da sua vida), quanto às empiristas e comportamentais (que acreditam que o homem é o resultado dos estímulos externos). Para Vygotsky (2000, p.59): “a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem”.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com