TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Artistas Parnasianistas

Trabalho Universitário: Literatura Artistas Parnasianistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Alberto de Oliveira fez parte do estilo de época chamado Parnasianismo , Foi um poeta tipicamente parnasiano, embora tenha presenciado várias transformações na política e na sociedade, mudanças que não influenciaram seu estilo literário.

Características de suas obras

- Perfeição formal

- Métrica rígida

- Linguagem rebuscada e trabalhada

Alberto de Oliveira revela algumas características românticas, porém estava longe dos excessos sentimentais do Romantismo.

Obras

- Canções Românticas (1878)

- Meridionais (1884)

- Sonetos e Poemas (1885)

- Versos e Rimas (1895)

Advogado e escritor, Raimundo da Mota de Azevedo Correia nasceu no Maranhão em 13 de maio de 1859 e morreu em 13 de setembro de 1911, em Paris.

Começou sua carreira como escritor romântico com seu livro Primeiros Sonhos e recebeu influência de grandes escritores românticos como Gonçalves Dias, Castro Alves, Fagundes Varela e Casimiro de Abreu.

Foi um escritor que pertenceu ao estilo de época chamado Parnasianismo, mas somente a partir do livro Sinfonias é que o poeta se assume realmente parnasiano. Como curiosidade, este livro tem prefácio de Machado de Assis.

Características de sua obras

Exaltação à natureza

Perfeição formal

Cultura clássica

Pessimismo

Desilusão

Obs: esta visão pessimista do mundo deu às suas obras um certo tom filosófico.

Obras

Primeiros Sonhos (1879)

Sinfonias (1883)

Versos e Versões (1887)

Aleluias (1891)

Poesias (1898)

Vicente de Carvalho foi essencialmente poeta. Inicia sua carreira quando o Parnasianismo já se empenhava em aniquilar osentimentalismo romântico.

Segundo Massaud Moisés, "o culto a Camões, modelo de poesia lírica e de soneto de recorte preciso e discursivo, o gosto do lirismo tradicional, a projeção para o mar e os temas histórico-poéticos - tudo isto denuncia", em Vicente de Carvalho, "um poeta formalmente apegado ao ideário parnasiano".

Ao mesmo tempo, contudo, seus versos demonstram melancolia, emotividade, certa ironia, sugerindo alguma influência do Simbolismo.

Mas, na verdade, Vicente de Carvalho foi, na opinião de Massaud Moisés, "um romântico autêntico", que nem o formalismo parnasiano nem o transcendentalismo simbolista haviam conseguido mudar.

Obras: “Ardentias”, “Relicário”, “Rosa, rosa de amor”, “Poemas e canções”.

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nasceu no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865 e morreu também no Rio em 28 de dezembro de 1918.

Juntamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com