TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Barroca

Casos: Literatura Barroca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

A designação de Barroco chega a ser quase ambígua, quando se quer classificar esse estilo de época. Assim, Barroco é sinônimo de Bizarro. Esse termo, segundo a critica das artes plásticas, é sinal de mau gosto, de coisa absurda.

Para efeito didático, podemos dizer BARROCO ou SEISCENTISMO (estilo literário do século XVII) – inicia-se em portugal em 1580 com a UNIFICAÇÃO DA PENÍNSULA IBÉRICA e vai até 1756 com a FUNDAÇÃO DA ARCADIA LUSITANA.

A literatura barroca é fruto do conflito característico de sua época. Pressionado pela igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos:

IGREJA X PENSAMENTO RENASCENTISTA

SALVAÇÃO X PECADO

CÉU X INFERNO

ESPIRITO X CARNE

CARNE X RAZÃO

Características do Barroco:

Literatura BarrocaAtormentado por este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas:

1. Uso do contraste: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice etc...

2. Pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste e cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranqüila.

3. Presença de impressões sensórias: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.

4. Preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo.

5. Intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.

6. Linguagem complicada, excessivamente trabalhada, através de:

Expressões eruditas;

Sintaxe rebuscada, com o uso freqüente da ordem inversa.

Repetições

Paralelismo

Uso abusivo de figuras de linguagem, principalmente antíteses, hipérboles, paradoxos e metáforas;

Uso freqüente de frases interrogativas

7. tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos.

Duas correntes se distinguem na literatura barroca:

O cultismo:

Esse estilo é marcado pela erudição, pelo rebuscamento, pelo uso de iversões brutais e de numerosas figuras de linguagem. Trata-se de uma espécie de JOGO DE PALAVRAS, exageradamente trabalhado quanto á forma.

O conceptismo:

Desenvolveu-se paralelamente ao cultismo. Definiu-se na primeira metade do século XVII nas obras de grades escritores: Quevedo, padre Vieira e Shakespeare.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com