TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Introdução

Trabalho Universitário: Literatura Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

A disciplina de Língua Portuguesa abarca práticas que, tradicionalmente, são

encaradas de maneira individual: a leitura e produção de textos . A leitura é vista como exercício de compreensão, a escrita como expressão. Entretanto, essas práticas imiscuem-se no processo interativo; ao lermos, pois nossas inferências e nosso conhecimento prévio, por exemplo, nos ajudam a entender o sentido global do texto; já ao produzirmos um texto, somos necessariamente leitores desse.

A leitura é fundamental para o processo de aprendizagem do aluno, sendo que a escola é que tem o espaço necessário para o desenvolvimento desta prática, pois para muitos alunos é o único lugar onde há livros. A leitura tem sido alvo de críticas pelos professores e pesquisadores com o intuito de oportunizar melhor compreensão de textos. O ato de ler não é apenas uma decodificação das palavras, é necessário discernimento dos textos escritos de forma a possibilitar um entendimento do que o autor quis dizer. Mas será que a leitura tem sido realmente enfatizada nas escolas com êxito?

Atualmente torna-se se ainda mais presente, dentro e fora da escola, um discurso de valorização da leitura e produção de textos. Contraditoriamente, também é comum um discurso que alega a sua ausência. Iniciemos, então, esclarecendo essa contradição. A expressão ´´ É preciso ler `` faz parte do dia-a-dia da escola e é uma exigência da nossa sociedade, paralelamente, afirma-se que constantemente o aluno não gosta de ler, que o brasileiro não lê, em consequência,não possui uma visão crítica do mundo que o cerca. Ler passou a ser um imperativo dos nossos tempos, do qual não podemos fugir. Ou seja, parece que não podemos não ler. Mas o que é ler? O que lemos? Qual o objetivo da leitura e produção de textos, e para que lemos? Apesar de essas serem perguntas excessivamente repetidas, precisamos voltar a elas. Isso porque talvez a resposta, não seja tão óbvia quanto, em geral, supõe o senso comum.

É para fins teóricos, portanto, que dividiremos esse relatório em tópicos que discorrem sobre as especificidades de cada uma das práticas acima mencionadas entre outras, pois entendemos que, em sala de aula, é a interligação dessas atividades que proporciona o desenvolvimento efetivo dessas habilidades.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »