TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Dissertação

Pesquisas Acadêmicas: Lixo Dissertação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Percebemos que o lixo é um problema impertinente para a sociedade, pois mesmo com as experiências já comprovadas para a reaproveitação do lixo o problema consiste em permanecer e o que se pode fazer quanto cidadão e governo do mundo.

Mas o problema está posto, não só no Brasil, mas em todo mundo. A diferença do nosso país para alguns outros é que, enquanto aqui progredimos lentamente em defesa da natureza e do reaproveitamento do lixo, em alguns países há leis que contribuem para resolver o problema. No caso do nosso país, precisaria que fossem criadas legislações que colocam a responsabilidade do lixo nas mãos do governo, dos cidadãos e da empresas. Em países mais bem sucedidos, cerca de 90% do lixo é reaproveitado ao contrário da realidade brasileira aonde menos de 10% é reaproveitado. Há vários exemplospara a reciclagem: usinas de reciclagem transformam o lixo orgânico em adubo, garrafas são recicladas pelas próprias empresas que as produziram, há leis que prevêem isto, enfim, pouquíssimos são os lixos que vão parar em aterros.

Concretamente há muito que fazer e todos podem ajudar. Os governos precisam enfrentar as multinacionais que não estão nem aí para a natureza do nosso país e defender e definir uma legislação rigorosa para o lixo, colocando-o como prioridade. Como cidadão, cada um tem que procurar em casa reavaliar seus costumes de tratamento de lixo, que vai desde utilizar o lixo orgânico para compostagem, até pressionar as autoridades locais para que façam coleta seletiva do lixo e reciclem-no. Por fim, é preciso mudar nossos conceitos de desleixo com a natureza: reutilizar o lixo é apenas o começo, por isso proliferemos para uma vida melhor.

Em suma, é preciso sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas administrações, quanto à implantação de programas de coleta seletiva de lixo, com a colaboração da comunidade na separação dos materias reciclaveis e na execução da compostagem da matéria orgânica, constituindo no adubo que será aplicado em hortas e canteros publicos sem prejuizo s para a saúde humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com