TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Trabalho Escolar: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 3

3.1 Escreva entre parênteses ( V ) Verdadeira ou ( F ) Falsa conforme considerar cada afirmativa. Cada resposta correta vale 0,1. Total: 0,0 a 0,7

Há séculos, estudiosos vem pesquisando a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e os resultados comprovam que a brincadeira favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos: afetivos, cognitivos, linguístico, moral, social e psicomotor.

(V)

Segundo Vygotsky, o homem é o sujeito da construção do seu conhecimento, portanto, a criança deve ter participação ativa em seu processo de desenvolvimento, realizando ações sobre o meio em que vive.

(F)

Froebel afirmou, dentre suas concepções educacionais, que na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial. Também enfatizou o uso de brinquedos, de atividades lúdicas, materiais concretos e o contato da criança com a natureza.

(V)

A brincadeira, segundo Piaget, favorece o contato com outros parceiros, contato esse que influi na construção dos processos psicológicos superiores (percepção, memorização, atenção, pensamento e imaginação), ampliando a ZDP.

(F )

A criança é um ser indivisível, seus muitos aspectos evoluem interligados, somente para facilitar os estudos é que separamos os diferentes aspectos do seu desenvolvimento.

(V)

O desenvolvimento da linguagem é considerado como facilitador e pré-requisito para o desenvolvimento cognitivo, físico e lógico-matemático, que dependem da capacidade da criança nomear características e qualidades dos objetos.

(F)

Brincando a criança amplia sua integração social, iniciada na família e depois complementada na creche e na escola. O professor é o mediador desse processo, quando oportuniza diferentes situações, materiais diversificados e espaço-tempo para que cada criança possa crescer e aprender.

(V)

3.2 Após a leitura do artigo “Concepções de jogo conforme Vygotski, Piaget e Wallon”, postado no Arquivo, descreva abaixo a classificação de jogos de Wallon: Valor de 0,0 a 0,4

Wallon classifica os jogos infantis em quatro categorias:

1-Jogos Funcionais: caracterizada por movimentações simples de exploração do seu próprio corpo através dos seus sentidos, quando a criança grita só para ouvir sua própria voz, o movimentar do seu próprio corpo são identificados como lei do efeito, as crianças percebem os efeitos agradáveis e interessantes de suas ações e acabam repetindo

2-Jogos de ficção: atividades lúdicas, quando a criança brinca de faz de conta, assumindo um papel imaginário, brincando de casinha, de bombeiro, trabalhador. Brincando a criança assume vário papeis sociais e imitam os adultos.

3-Jogos de Aquisição: desde bebe começam os jogos de aquisição, Wallon descreve que desde que nascemos estamos empenhados em compreender, imitar gestos e sons.

4-Jogos de Fabricação: quando a criança se entretêm com atividades manuais de criar, combinar, juntar e transformar objetos, quando a criança improvisa um brinquedo.Ex:um pedaço de pau vira uma boneca, ou uma espada.Os jogos de fabricação são quase sempre as causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com