TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Trabalho Universitário: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 4

3.1 Sobre o desenvolvimento integral da criança na infância, vários estudos foram realizados e alguns teóricos defenderam conceitos fundamentais sobre o crescimento e aprendizagem da criança. Das afirmações abaixo relacionadas é correto afirmar que são verdadeiras:

I. A criança, segundo Vygotsky, é um sujeito social e histórico que faz parte de uma organização familiar, inserida em uma sociedade, com uma cultura própria, vivendo num determinado momento histórico e a família é seu ponto de referência fundamental.

II. A partir do século XX, estudiosos pesquisam a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e os resultados comprovam que a brincadeira favorece os aspectos: afetivo, cognitivo, lingüístico, moral, social e psicomotor.

III. Pestalozzi afirmava que na educação inicial da criança o uso do brinquedo é um processo essencial. Segundo ele, proporcionar atividades lúdicas, materiais concretos e o contato da criança com a natureza contribuem significativamente no seu desenvolvimento.

IV. A brincadeira, segundo Piaget, favorece o contato com outros parceiros, contato esse que influi na construção dos processos psicológicos superiores (percepção, memorização, atenção, pensamento e imaginação), ampliando a ZDP.

V. A criança é um ser indivisível, seus muitos aspectos evoluem interligados, somente para nossos estudos é que separamos os diferentes aspectos do seu desenvolvimento.

São afirmações verdadeiras:

(A) I, III e V; (B) II, III e V; (C) I, II e III (D) I, II e V; (E) II, III e IV (Valor: 0.0 a 0.4)

3.2 Assinale a alternativa correta: Piaget classificou as fases do desenvolvimento lúdico infantil em: (Valor: 0.0 a 0.4)

A. Jogos de exercício, jogos de ficção, jogos de regras, e jogos de fabricação.

B. Jogos funcionais, jogos de ficção, jogos de aquisição e jogos de regras.

C. Jogos de regras, jogos simbólicos, jogos de ficção e jogos de exercícios.

D. Jogos de construção, jogos de fabricação, jogos funcionais e jogos simbólicos.

E. Jogos de exercício, jogos simbólicos, jogos de regras e jogos de construção.X

3.3 Elabore um texto dissertativo acerca do seu entendimento sobre o desenvolvimento intelectual da criança, partindo do conceito: O desenvolvimento intelectual é o processo progressivo de construção das estruturas da inteligência que ocorrem na interação do sujeito com o mundo externo. Quanto mais a criança interage com os outros e com os objetos, mais acelera seu crescimento. (Máximo de 10 linhas) (Valor: 0.0 a 04)

- Lembre-se que o texto deve ser de sua autoria. Cópias do texto da aula ou de outras fontes não são de sua elaboração, portanto não atendem o enunciado.

Atividades da Aula 04

4.1 A brincadeira ou jogo de exercício e o jogo de regras são necessárias para o desenvolvimento integral da criança e assunto de pesquisa recorrente (repetida) nas últimas décadas. Segundo Piaget, essas atividades ocorrem em idades diferentes

PORQUE

A criança passa por fases ou etapas no seu desenvolvimento lúdico, de acordo com sua faixa etária (idade) e embora a primeira ação possa ocorrer nas etapas seguintes, o jogo de regras exige que a criança já tenha desenvolvido a capacidade de relações sociais.

Acerca dessas asserções,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com