TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidades

Artigos Científicos: Ludicidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Valnete Alves de Amorim)

2014

Exemplos de lugares onde a brinquedoteca pode ser instalada:

1. Brinquedoteca Hospitalar;

2. Brinquedoteca em Escola de Educação Infantil;

3. Brinquedoteca em Clinicas;

4. Brinquedoteca em Universidades e Faculdades.

Contexto 1

Com a implantação da Lei nº11. 104/2005, de autoria da Deputada Luiza Erundina; prega que todas unidades de atendimento pediatrico em regime de internação, devem por obrigatoriamente, instalar brinquedotecas nos hospitais.

O brincar é uma atividade essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Os brinquedistas hospitalares devem incentivar o deslocamento das crianças até a brinquedoteca do hospital para que elas saiam do controle hospitalar e entre no mundo infantil através da brinquedoteca, se não for possível pelo estado da criança ou por desejo proprio, o trabalho deve ser individual e o brinquedo escolhido pela criança deve ser levado até o leito; os brinquedos devem ser de fácil higienização, pois todo e qualquer material utilizado na brinquedoteca, inclusive as mesas, lápis de cor, e etc, devem ser laváveis sem causar danos nos brinquedos.

Contexto 2

Na atualidade, existem muitas discussões sobre a ludicidade com pontos de vista favoráveis ou contrário á prática do brincar no ambiente escolar. Os educadores de uma formaem geral reconhecem a importância da brincadeira, do jogo e do brinquedo como elemento essencial na práxis educacional no cumprimento do direito á infância e com a educação de qualidade.

No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um “depósito ou cantinho” de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.

Contexto 3

As atividades na brinquedoteca em clínicas são bastante variadas. As crianças podem brincar em grupo, adquirindo o processo de sociabilidade ou individualmente, estimulando o autoconhecimento. O importante é que haja várias situações para que as crianças estejam sempre motivadas a desmistificar o mundo dos brinquedos com prazer e alegria.

É importante ratificar que “a única atividade que a brinquedoteca oferece a criança é o brincar”.Outras atividades que também são desenvolvidas na brinquedoteca de forma lúdica são as atividades artísticas como:o desenho, a pintura, o teatro, a música,as quais auxiliam na representação do contidiano pela criança.

Contexto 4

.

A brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade é um espaço que auxilia na formação de educadores. Esse espaço serve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com