TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa Nos Anos Iniciais

Trabalho Escolar: Língua Portuguesa Nos Anos Iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA:

A linguagem oral ainda costuma ser considerada equivocadamente por muitos educadores. Tal fato se reflete em sua atividade em sala de aula. Explique como, na realidade, ainda é trabalhada a linguagem oral em muitos ambientes escolares e práticas de ensino nos Anos Iniciais e como efetivamente deveria ser? Sua resposta deve ter entre 8 e 12 linhas.

Lembre-se de que sua resposta deve ser original, não uma cópia direta do livro ou mesmo de textos encontrados na internet. Além disso, seu texto deve ser coeso, coerente e observar a norma padrão de linguagem.

RESPOSTA:

Atualmente as escolas ainda enfatizam o ensino da língua portuguesa através da gramática. A linguagem oral limita-se à utilização de atividades para o melhor entendimento de um texto escrito ou para a preparação da escrita. Até mesmo os livros didáticos trazem poucos exercícios abordando essa temática.

A oralidade deve ser um exercício contínuo em sala de aula sendo o professor o principal mediador e ele possui a obrigação de inseri-la no cotidiano escolar. A linguagem oral deve ser trabalhada através de diálogos, realização de debates sobre os mais variados assuntos, pesquisa e apresentação de trabalhos para a turma, elaboração de peças teatrais, criação de seminários, produção de entrevistas para a comunidade, leitura de livros infantis e contação de histórias.

Como a escrita e a fala estão interligadas deve-se dar ênfase a elas de igual importância, pois as mesmas facilitam o processo de comunicação entre os seres humanos. Portanto o educador precisa esclarecer aos alunos que não existe certo e errado na fala, mas que existem maneiras diferentes de se expressar. No português temos a linguagem formal (culta) e a informal (coloquial) e a partir da língua materna surgem dialetos e gírias.

Podemos perceber que algumas pessoas possuem dificuldade em se adequar em determinado ambiente, não sabendo se expressar através da fala, por isso, explica-se a importância da oralidade ser trabalhada em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com