TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do professor de Língua Portuguesa nos anos iniciais para a formação de leitores e escritores autônomos.

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]     [pic 2]

CURSO: LETRAS

DISCENTE: CAROLINA GOUVEIA MARTINS

ARTIGO DE OPNIÃO

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES AUTÔNOMOS.

.

GURUPI-TO

  1. INTRODUÇÃO

        Desde cedo à criança observa, interpreta e interage com o meio onde vive. Com isso participa de diversas situações comunicativas no dia a dia podendo ser elas nas salas de aula, em casa, na escola de futebol ou balé, por exemplo, como também em uma conversa telefônica oral ou digitada entre outras práticas sociais que podem ser desenvolvidas no decorrer de sua vida.

        Essas experiências do dia a dia que as crianças desenvolvem, o professor deve considerá-las fazendo um aperfeiçoamento de sua forma para dar sentido às coisas do mundo lá fora com a realidade escolar.

        

  1.  A LÍNGUA PORTUGUESA

        A língua portuguesa é um sistema de diferentes formas e significados. Sua função é desenvolver na sociedade a comunicação, o entendimento, a expressão da língua e a evolução da sociedade.

                                        A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida. Portanto, cabe à escola e aos professores, o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.11)

        A leitura e a escrita são práticas de fundamental importância para o aluno. Antes de optar a leitura e a escrita dos alunos, o professor deve fazer um pequeno diagnóstico para identificar as dificuldades a serem apresentadas e após a noção de leitura e escrita que será desenvolvida com o público alvo.

        A formação de leitores e escritores autônomos cai sobre os professores das escolas de ensino fundamental, pois são nos anos iniciais os mais exigidos por eles para a formação destes pequenos cidadãos do futuro, pois sabemos que a responsabilidade de ensinar é da escola.

        Pensando dessa forma esquecemos que a família também possui papel fundamental na formação dos leitores e escritores.

        Por isso é preciso e de fundamental importância à participação da comunidade na escola bem como a família do aluno para que possam questionar sobre os problemas que poderão surgir, principalmente das dificuldades que os alunos poderão apresentar e que o professor sozinho não conseguirá resolver. Precisa existir um elo entre família, comunidade e escola.

        O amadurecimento dos pequenos leitores que serão formados na pré-escola surge através do contato direto com diversos textos e o professor precisar ser o interventor dessa prática para que seja constante e prazerosa.

  1. PRÁTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

        O professor se faz o papel de espelho diante da sala de aula, ele reflete para seus alunos o prazer pela leitura e produção textual. Não adiantaria o professor exigir de seus alunos algo que nem ele mesmo possa se dar como exemplo. A influência começa a aparecer nos primeiros anos escolar.

        A leitura está intimamente relacionada com a escrita. Nós futuros professores devemos ter consciência em reconhecer que somos influenciadores e essenciais na transmissão de informações e conhecimentos aos nossos alunos para que eles adquiram o hábito de ler e escrever.

                        A busca da qualidade de ensino na formação básica voltada para construção da cidadania, para uma educação sedimentada no aprender a conhecer, aprender a fazer, a conviver e aprender a ser e para as novas necessidades do conhecimento, exige, necessariamente, repensar a formação e a prática pedagógica dos professores.(Braga e Guimarães)

Devemos procurar novas formas de incentivo para sermos agentes transformadores da educação desenvolvendo o prazer, a criatividade e o senso crítico da leitura e consequentemente da escrita.

        O ato de ler e escrever são um processo de construção e reconstrução de sentidos em relação ao que se vê, ouve, sente, pensa e fala.

        Para o aluno escrever sobre determinado assunto é necessário que ele tenha um conhecimento prévio para amadurecer seu raciocínio na hora de escrever e para que não torne algo obrigatório ao qual o levaria a um desempenho frustrante, desinteressante e desmotivante.

        Educar é difícil e o trabalho é árduo, sobretudo é um processo construtivo e permanente que vai além das salas de aula, é um conhecimento adquirido que é levado para a vida toda de nossos alunos.

        Um dos objetivos da escola é trabalhar de forma significativa o ensino de língua portuguesa para que o educando tenha condições de utilizar de forma correta esse sistema simbólico.

        A escola precisa procurar meios de desenvolver com seus alunos as habilidades orais e escritas para uma formação significativa do aprendizado e que o educando tenha possibilidade e capacidade para criar, inventar, interagir e explorar o mundo e até mesmo com olhar crítico. 

        É preciso termos alunos críticos diante da sociedade e para isso é indispensável o conhecimento e a valorização da língua portuguesa.

         O professor de língua portuguesa dos anos iniciais, principalmente os que são responsáveis pela alfabetização do individuo, enfrentam grandes dificuldades e desafios para repassarem os conhecimentos necessários para um ensino de qualidade.

  1. DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 

        Um desses desafios é de a escola querer manter um método tradicional e deixando de lado o conhecimento de mundo que os alunos possuem.

        Outros desafios podem ser observados no processo de alfabetização e a utilização dos antigos métodos, que levam os educandos apenas a decodificar e codificar os símbolos linguísticos, deixando de lado a importância do letramento que permite ao aluno fazer reflexões sobre tudo aquilo que está sendo estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com