TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA CIENTIFICA

Ensaios: METODOLOGIA CIENTIFICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Metodologia Cientifica

O que diferencia conhecimento popular de conhecimento científico?

R: Conhecimento científico: aquele obtido através do empirismo, da experimentação e comprovação. Exemplo: Leis físicas, reações químicas.

Conhecimento popular: aquele difundido de geração em geração, do "boca a boca", não necessita exatamente de experimentação e comprovação. Exemplo: ditados populares.

O que diferencia o conhecimento científico do teológico?

R: Conhecimento teológico: como a própria palavra diz, em relação a Deus, os conhecimentos "divinos".Exemplo: bíblia, alcorão...

O que constitui o conhecimento Científico?

R: O Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.

Diferença entre metodologia e procedimentos

Em um projeto bem feito o pesquisador necessita estabelecer uma diferença clara entre a definição conceitual do referencial teórico que fundamenta a matriz metodológica que serve de parâmetro para a condução dos estudos e o conjunto de procedimentos utilizados para operacionalizar a execução das diversas etapas da pesquisa. É muito comum se constatar que falta aos projetos a parte de fundamentação porque, como vimos na postagem sobre os riscos de reificação das metodologias, em vez de construir um referencial teórico para o método que vai adotar o pesquisador se satisfaz com a simples enumeração das técnicas que serão empregadas nas diversas etapas do trabalho.

Trata-se de um erro elementar que deve ser evitado a todo custo. Uma das tarefas mais nobres de um projeto é justo a fundamentação e a problematização da matriz metodológica. Se não se concebe a metodologia como um modelo estático e atemporal a que o objeto está obrigado a se encaixar independentemente de suas particularidades e dos objetivos da investigação, cabe ao pesquisador, a partir da crítica da matriz existente, desenvolver uma metodologia apropriada e que possa dar conta das demandas propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com