TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINI HANDEBOL

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

OLIVEIRA, Viviane Souza. Implantação do Mini-handebol na Escola Municipal Irmã Raimunda Marques. 2017. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física na Escola – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Curvelo/MG, 2017.

RESUMO

Este artigo teve como objetivo a implantação da prática do Mini-handebol na Escola Estadual Irmã Raimunda Marques no Município de Curvelo/MG para as crianças do 6º ano, onde o aluno poderá desenvolver os fundamentos básicos do handebol como: passes arremessos e ritmo, desenvolvimento de atividades de coordenação motoras, possibilitar o conhecimento da prática de um desporto agradável de jogar com disciplina e respeito, proporcionando maior interação entre as crianças, colaborando assim com a sua socialização. O mini-handebol é um jogo de aprendizagem e iniciação dos elementos do handebol e pela sua ludicidade, leveza mostra-se uma atividade interessante a ser aplicada em escolas, já que o intuito é proporcionar um desenvolvimento global para as crianças formando melhores cidadãos. A implantação se dará em quatro momentos onde serão apresentados a coordenação pedagógica a metodologia e o desenvolvimento da nova prática, que contribuirá de forma efetiva para as capacidades coordenativas, socialização, estruturação espacial de seus participantes.

Palavras-chave: Mini-handebol. Handebol. Desenvolvimento. 2. Ludicidade


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        13

2 DESENVOLVIMENTO        14

2.1 - Implantação ......................................................................................................        15 

2.1.1. Apresentação do projeto a coordenação pedagógica ....................................        15

2.1.2 - Apresentação aos alunos ..............................................................................        15

2.1.3 -        Metodologia e regras básicas ......................................................................   15

        2.1.3.1 - Os jogadores .................................................................................   15

        2.1.3.2 - O terreno de jogo ............................................................................  16

        2.1.3.3 - A bola ............................................................................................... 16

        2.1.3.4 - O árbitro ........................................................................................... 16

        2.1.3.5 - O tempo de jogo .............................................................................. 16

2.1.4 - Festival de Mini-handebol ............................................................................. 17

3 - CONCLUSÃO ......................................................................................................18

4 - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................19



  1. INTRODUÇÃO

O esporte tem um espaço importantíssimo dentro do universo escolar. É, uma das mais eficientes formas de socialização da criança com o ambiente escolar e também social e tem como pressuposto servir ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor na construção do indivíduo e do conhecimento.  

 Para compreender o esporte, é necessário passar pelas suas modalidades. E uma modalidade de grande destaque nas escolas é indubitavelmente a prática do Handebol, que contribui de forma efetiva na capacidade motora, espacial, tomada de decisão,  no cumprimento de suas regras, no trabalho em equipe.

O handebol foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, pelo alemão Hirschmann, então Secretário Internacional de Futebol. Em 1919, o alemão Karl Schelenz reformulou o então “Torball” para “Handball”, levando a modalidade para a Áustria e Suíça, além da Alemanha. Em 1934, o Comitê Olímpico Internacional (COI) transformou ou “Handball” em modalidade Olímpica passando a ser disputado nas Olimpíadas de Berlim, na Alemanha.

No Brasil, o handebol foi introduzido por imigrantes alemães na década de 30, ficando restrito a São Paulo até a década de 60, quando começou a ser praticado nas escolas de todo o Brasil, sendo até hoje o esporte mais praticado dentro das escolas brasileiras.

O handebol apresenta uma estrutura de jogo complexa, com desenvolvimento tático e estratégias adequadas, o que traz as crianças certo obstáculo para a participação no esporte. O mini-handebol, vem de encontro a todas estas regras estabelecidas e prioritárias para a prática do handebol.  A finalidade do mini-handebol é  integrar as necessidades lúdicas das crianças, transmitir prazer, felicidade e experiências positivas.

Neste viés, será implantado a nos conteúdos das aulas de Educação Física da Escola Estadual Irmã Raimunda Marques no Município de Curvelo, estado de Minas Gerais, o desenvolvimento da prática do mini-handebol.


  1. DESENVOLVIMENTO

O mini handebol é um jogo para a iniciação e aprendizagem dos elementos do handebol, voltado para crianças em idade escolar de 06 a 12 anos. Apresenta-se como o primeiro contato das crianças com a prática do handebol, porém, a forma de jogar e as técnicas são adaptadas às crianças e suas capacidades, com objetivo de proporcionar prazer e felicidade na execução das atividades e também aperfeiçoamento da coordenação, motricidade, socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com