TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MTA METODOS

Por:   •  11/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Paulista - UNIP

[pic 1]

Engenharia Civil, 5º Semestre

Treliças


São Paulo,
2015

Treliças

Aluno: Esdraseliab Rodrigues Barbosa

RA: B743EB-8

Aluno: Carolina Silva Moraes Santos

RA: B63CAF-2

Aluno: Igor de Paula Fernandes da Silva

RA: B743JH-3


Aluno: Jefferson de Andrade Lopes

RA: A69040-9

Aluno: Jenderson da Silva Santos

RA: B71983-4

Aluno: Jenifer Brito da Silva
RA: B76349-3

Aluno: Jéssica Giacomo
RA: B64438-9

Alunos: João Flávio Lima Pontes
RA: B756GH-6

Aluno: Maicon Dias Barbosa

RA: B73091-9

Aluno: Rênnyo Augusto de Deus Ibiapina
RA: B72291-6

PRÉ-PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO NA UNIVERDADE PAULISTA COMO REQUISITO BÁSICO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        JUSTIFICATIVA        

3.        PROBLEMATIZAÇÃO        

4.        HIPÓTESE        

5.        OBJETIVO        

6.        METODOLOGIA        

7.        CRONOGRAMA        

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca falar sobre treliças, estruturas onde as barras são presas umas as outras por pinos, parafusos e solda, onde as cargas são aplicadas, e agem na direção de ação do eixo da barra, nas quais podem ser tracionadas ou comprimidas. Buscamos entender como podem ser construidas estas estruturas e onde podem ser construidas, apesar das treliças serem pontes muito rigidas e resistentes, elas também são pontes que quando muito extensas podem sofrer reações se houver ventos fortes. Temos como exemplo a famosa Ponte Golden Gate em São Francisco na California, que apesar de ser uma ponte pênsil com 2.737 metros de comprimento total, o peso da estrutura da pista é sustentado por um tabuleiro de treliça. Entretanto as treliças do tabuleiro não são fortes o bastante para se estender de um lado ao outro do Golden Gate. Elas são sustentadas a cada 15 metros (50 pés) por cabos verticais de suspensão de aço.

Logo constatamos que as treliças são pontes nas quais tem uma grande estabilidade, porém isso depende da sua extensão, e dos seus materias. Por isso para se fazer uma ponte treliçada devemos observar as seguintes questões, Os materiais utilizados são viáveis? É viável para o futuro no transporte? Tem muita durabilidade?

  1. JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como objetivo a pesquisa e estudos sobre a construção de pontes treliças, buscando finalidades, e objetivos na construção das mesmas,  tendo como foco, os custos das estruturas em relação a outros tipos de pontes, assim como a sua  resistências,  extensões, largura, objetivo de tráfegos, se para todo o tipo de carga e veículos, pedestres etc.

Um dos pontos analisados foi como é feito a estrutura, qual o material utilizado,  e qual o espaçamentos das estruturas, bem como em locais e espaço físico é aconselhável a sua construção.

Destaca-se que, sendo a treliça um conjunto de triângulos formados por peças retas e articuladas entre si, tem suas vantagens, que são: os elementos só serem solicitados por cargas axiais, e permite estruturas mais altas com menor peso e redução de flecha. Já a desvantagem, é o alto custo com a fabricação, pintura e manutenção, e até esteticamente, pois ficam a mostra a seus elementos cruzados.

Portanto, justifica-se o trabalho, uma vez que faz parte dos trabalhos a serem desenvolvidos futuramente por profissionais que cursam esta faculdade de engenharia, sendo essencial o conhecimento de toda a estrutura e desenvolvimento de tal projeto. 

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Os materiais utilizados são viáveis?

É viável para o futuro no transporte?

Tem muita durabilidade?

Os materiais utilizados são viáveis?

Madeira:

Suas vantagens: bom nível de resistência mecânica, baixo peso específico, pouca tendência à deformação devido às influências das variações de temperatura atmosférica, boa resistência.

Suas desvantagens mais perceptíveis são a heterogeneidade (anisotropia), o fato de ser combustível, tendência de sofrer influência por conta da umidade e, por ser material orgânico natural, estar sujeita ao ataque de insetos xilófagos e a fungos.

Aço:

Suas vantagens: alta resistência mecânica, sua homogeneidade, seus processos de conectividade, pela perfeição obtida através do processo fabril controlado, pela boa resistência a altas temperaturas.

Suas desvantagens: facilidade de oxidação de aços não patináveis, grande influência da temperatura sobre suas moléculas, a exigência de mão-de-obra com especialização, o alto peso específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (272.6 Kb)   docx (109.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com