TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx

Tese: Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 3

Compare a afirmação a s

4 °) Oque marx entende por alienação ?

R: A alienação de Marx começa como sistema de divisão do trabalho, em q o trabalhador perde a noção do todo. Antes o artesão, sabia executar td o processo e podia ter o produto final, com a divisão de trabalho, os operarios só sabem fazer aquela pqna parte, ou seja parafusar, soldar, montar, etc. Assim ele se torna alienado e ainda mais, seu trabalho deveria ser, mas não é suficiente para adquirir o produto q ele ajuda a construir

5°)

A°) Que classes sócias marx identifica ao longo da historia ?

R : Na base do pensamento de Marx está a ideia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante. No capitalismo, a classe dominante é a burguesia; e aquela que vende sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz é o proletariado.

B°) como são as relações entre elas ?

Dificultosa, pois as classes, mas dominante que era a do senhor feudal nunca queria disponibilizar meios para que chegassem ate seu posto de senhor feudal sempre visando seus lucros e fim próprio oque dificultava muito.

C°) Como se dão segundo marx as transformações em uma sociedade ?

R: Pela revolução. Marx defende que uma transformação profunda da sociedade exige o recurso da força. Escreveu Marx"... É evidente que a arma da crítica não poderia substituir a crítica das armas; a força material só pode ser abatida pela força material; mas a teoria transforma-se, também ela própria, em força material, desde o momento em que penetra nas massas..

6°) Nesse texto marx afirma que as sociedades seguem um caminho nescessario de transformação como defendiam os evolucionistas ? justifique sua resposta

R: Sim. Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando origem à luta de classes. Acreditava numa sociedade socialista.

7°) que fator leva a mudança social segundo o texto a seguir ?

R: o fator de querer crescer da necessidade do bem comum e bucar meios e novas metas em suas vidas adquirindo terras construindo cidades produções agrícolas plantações e se desenvolvendo cada vez mas pondo suas próprias ideias e forças em ação .

8°) Compare a afirmação a seguir com a dos evolucionistas que consideravam como sinal de desenvolvimento a passagem da manufatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com