TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Formação

Ensaios: Memorial De Formação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

Instituto Anísio Teixeira

Programa EM-Ação

Curso “Novos caminhos para o trabalho docente no Ensino Médio –

EM-Ação”

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

(Poções)

2013

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Memorial apresentado ao Curso “Novos caminhos para o trabalho docente no Ensino Médio – EMAção” como requisito parcial obrigatório para a obtenção de certificação.

Orientadora: Professora

(Poções)

2013

1. Memorando

O tempo vivido no curso “Novos caminhos para o trabalho docente no Ensino Médio –EM-Ação”, foi bastante importante para o desenvolvimento de minha atuação como profissional do Ensino Médio, pois pude perceber a importância da reflexão que podemos fazer a cada tempo, levando consideração as práticas didático- pedagógicas que promovam um ensino realmente eficaz e eficiente.

As aulas presenciais promoveram o debate a cerca do ato de lecionar, simultaneamente às aulas do curso, buscava imaginar de que maneira poderia atuar em minhas práticas educativas para que fossem mais produtivas e como poderia fazer um elo entre a teoria adquirida no curso e a prática da vida real vivenciada em sala de aula. Muitos são os desafios do profissional da educação que deseja fazer um trabalho efetivo e de qualidade, ainda assim o curso me fez mais confiante em relação às mudanças que desejo alcançar.

Ser professor de Língua Portuguesa não é tarefa fácil, ainda mais quando sabemos que o ensino de língua materna está cercado de vícios e mitos como aponta Bagno:

O preconceito lingüístico,vem sendo alimentado diariamente pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é "certo" e o que é "errado", sem falar, é claro nos instrumentos tradicionais de ensino da língua, ou seja a gramática normativa e os livros didáticos .

O autor do livro descreve a existência de um círculo vicioso de preconceito lingüístico composto de três elementos: o ensino tradicional, a gramática tradicional e os livros didáticos. Na visão de Bagno, isso não funciona assim, "a gramática tradicional inspira a prática de ensino, que por sua vez provoca o surgimento da indústria do livro didático, cujos autores, fechando o círculo, recorrem à gramática tradicional como de fonte de concepções e teorias sobre a língua". A maneira como o ensino é administrado tem sido estudada pelo Ministério da Educação e nos Parâmetros curriculares nacionais" reconhece que há "muito preconceito decorrente do valor atribuído às variedades padrão e ao estigma associado às variedades não-padrão, consideradas inferiores ou erradas pela gramática.

Desse modo o curso fez-me perceber o quanto nós professores de língua materna nos acomodamos em uma forma “gramatiqueira” de ensinar a língua e ao mesmo tempo distante da realidade de nosso alunado. O tópico de debate presente no curso Novos caminhos para o trabalho docente no Ensino Médio –EM-Ação remete à refletir como pensar o ensino de gramática para o uso efetivo de uma aula mais solta e indagativa. Dessa forma durante minhas aulas de literatura pude pensar em formas de diálogo, de reflexão, partindo da realidade do estudante, a fim de mostrar para ele que aprender português pode se mais fácil e gostoso do que está acostumado a pensar.

Uma das maneiras foi pensar no ensino pragmático da gramática a partir de uma natureza tridimensional. Ou seja, em uma

• “Dimensão Formal: Diz respeito à maneira como se forma o ponto gramatical, aos elementos que compõem sua estrutura e à função sintática que exerce. (Forma)

• Dimensão semântica: Relacionado ao significado à ideia que o ponto gramatical expressa. (Significado)

• Do Dimensão Pragmática: que diz respeito à adequação do ponto gramatical às situações e aos gêneros textuais em que ele é usado.(Uso)” .

Refletir a prática do ensino, deixando a prática de ensino de normas e classificações que muitas se tornam vazias para o aluno. Por isso, é necessário levar a situação da gramática partindo das situações dos gêneros textuais, enriquecendo dessa forma a maneira de perceber e aprender. Partindo dos gêneros textuais pensei em trabalhar o estudo da língua a partir de textos produzidos pelos próprios alunos, além de buscar um material que condissesse com a necessidade dos estudantes.

A princípio senti que não chegaria a um resultado, mas depois de algumas semanas de muito trabalho pela busca de um material interessante para os alunos, posso afirmar que cheguei muito perto do que planejara.

O caderno do programa EM – ação trouxe um importante suporte, pois sabemos que o grande desafio da escola hoje tem sido o de compreender as demandas de uma sociedade que está em constante transformação e transformar o alunado em cidadão competente para sobreviver os desafios das novas realidades existentes.

A LDB, em seu artigo 35 estabelece como finalidades do Ensino Médio a construção e a consolidação dos conhecimentos, a preparação para o trabalho e a cidadania, o aprimoramento como ser humano e a autonomia intelectual.

O maior desafio do professor de língua e literatura é buscar uma solução para inserir o aluno no universo da leitura. A importância da leitura é primordial para o desenvolvimento do estudante, mas será que diante de um mundo em modificações, presente a mídias sociais, celulares todo tipo de aparato tecnológico o aluno já não partilha desse universo?

Segundo Oliveira

É comum ouvirmos pessoas dizendo por aí que o brasileiro lê pouco. E afirmam isso sem estarem embasadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com