TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorias De Um Sargento De Milicias

Artigo: Memorias De Um Sargento De Milicias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  4.485 Visualizações

Página 1 de 9

Perguntas Dissertativas

Leia o excerto de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder as questoes 1 e 2 .

Caldo Entornado

A comadre, tendo deixado o major entregue à sua vergonha, dirigira-se imediatamente para a casa onde se achava Leonardo para felicitá-lo e contar-lhe o desespero em que a sua fuga tinha posto o Vidigal. (...) A comadre, segundo seu costume, aproveitou o ensejo, e depois que se aborreceu de falar no major desenrolou um sermão ao Leonardo, (...). O tema do sermão foi a necessidade de buscar o Leonardo uma ocupação, de abandonar a vida que levava, gostosa sim, porém sujeita a emergências tais como a que acabava de dar-se. A sanção de todas as leis que a pregadora impunha ao seu ouvinte eram as garras do Vidigal.

1)Vê-se, no excerto, que a comadre procura incutir em Leonardo princípios morais destinados a corrigir o comportamento do afilhado.

Resposta: Não, porque o sermão pregado pela comadre, destinado a fazer o Leonardinho encontrar uma ocupação tinha um fim prático e imediatista: fazer com que o protagonista ficasse definitivamente livre das perseguições do Major Vidigal. Não há referências sobre a possível moralização da personagem.

2) No sermão que prega a Leonardo, a comadre manifesta a convicção de que o trabalho é fator decisivo na formação da personalidade de um jovem.

Resposta: No sermão não há referências ao trabalho como fator decisivo na formação da personalidade do jovem. Há, pelo contrário a passagem “de abandonar a vida que levava, gostosa sim,...” como um juízo de valor da comadre que sugere uma visão enaltecedora da malandragem ou vadiagem.

3) Com relação à classe social, o que se observa ao compararmos as personagens de Manuel de Antonio de Almeida com os personagens dos romances românticos ?

Resposta: O Personagem de "memórias de um sargento de milicias" é um típico malandro carioca, e os personagens do livro de um modo geral demonstram ser pessoas comuns, tipicas das grandes cidades que vivem na "correria" do dia dia, enquanto nos romances tradicionais os personagens geralmente pertencem a nobreza, a alta sociedade e são pessoas de alto grau acadêmico.

4)Que verdade estaria implícita na observação do padrinho de Leonardo?

Resposta: Ele achava que se o menino se tornasse religioso, deixaria de "vadiar" e ser tão travesso, achava que assim o menino tomava jeito, iria achar algo para se ocupar.

5) Porque Leonardo não pode ser caracterizado como um jovem cavalheiro romântico?

Resposta: Porque ele era muito travesso, aprontava todas na escola, e revelava todas as "mazelas" que fosse de seu conhecimento, não vivia uma cega paixão apesar de amar e a maior parte da trama ele passa sem ter uma companheira.

6) Memórias de um Sargento de Milícias não está ligado a nenhuma característica da literatura romântico de sua época. Que características são essas?

Resposta: A trama se passar dentro do meio da nobreza, em um período muita das vezes na idade média, com passagem de tempo bem delimitada, um protagonista cavalheiro e apaixonado que faz de tudo para ficar com sua amada que o ama igualmente.

7) Que diferença podemos estabelecer entre a linguagem do romance Memórias de um sargento de Milícias e a linguagem dos romances de José de Alencar?

Resposta: O livro "sargento de milicias" usa uma linguagem mais popular, mais próxima do dia, um protagonista que mais parece um de nós, sem um "certo absoluto" já os livros de josé de alencar tem uma linguagem mais poética, mais focada nos romances clássicos da literatura aonde temos protagonistas bem definidos e invariavelmente "puros e bonzinhos"

8) Porque podemos afirmar que Leonardo Pataca descaracteriza o herói tradicional ?

Resposta: Porque ele não é o "ingênuo e bonzinho" herói que estamos acostumados a ver, ele por muitas vezes aparenta ser frio e calculista, apesar de ter um bom coração.

9)

Perguntas Multiplaescolhas

1-)Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida:

A) Nele, como também em personagens menores, há o contínuo e divertido esforço de driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte.

B) Este herói de folhetim se dá a conhecer sobretudo nos diálogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malícia aprendida nas ruas e o idealismo romântico que busca ocultar.

C) A personalidade assumida de sátiro é a máscara de seu fundo lírico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor.

D) Enquanto cínico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenado o prõprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiação.

E) Ele é uma espécie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vão mostrando os caminhos a seguir, até sua transformação final em símbolo sublimado.

2-)Leia o texto abaixo, extraído do romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. “Desta vez porém Luizinha e Leonardo, não é dizer que vieram de braço, como este último tinha querido quando foram para o Campo, foram mais adiante do que isso, vieram de mãos dadas muito familiar e ingenuamente. E ingenuamente não sabemos se se poderá aplicar com razão ao Leonardo.” Considere as afirmações abaixo sobre o comentário feito em relação à palavra ingenuamente na última frase do texto:

I. O narrador aponta para a ingenuidade da personagem frente à vida e às experiências desconhecidas do primeiro amor.

II. O narrador, por saber quem é Leonardo, põe em dúvida o caráter da personagem e as suas intenções.

III. O narrador acentua o tom irônico que caracteriza o romance.

Quais estão corretas?

A) Apenas I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com