TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias De Um Sargento De Milícias

Artigos Científicos: Memórias De Um Sargento De Milícias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Memórias de um sargento de milícias

O livro conta a historia de Leonardo, filho de pais portugueses que se conheceram no navio que estava trazendo-os para o Brasil. Sofreu logo na infância com problemas familiares, sua mãe o abandonou indo para Portugal com seu amante, um capitão do navio, e seu pai o abandonam para viver com outra mulher a Cigana. Desesperado pelo abandono ele recorre a feitiçaria, seu plano não dá certo e ele é preso pelo major Vidigal porque na época feitiçaria era crime. Leonardo então passa a viver com seus padrinhos O barbeiro, que tinha acumulado um grande capital ao roubar um baú com uma grande quantia que deveria ser entregue a uma herdeira e ele espertamente ficou para si depois desse fato ele tornou-se homem de bem e tomou Leonardo para criar com a missão de transforma-lo em padre,e a Comadre uma beata generosa.

Graça ao seu espírito inquieto Leonardo briga com o padre que o expulsa da função de coroinha e o mesmo jura vingança. Tal vingança acontece a partir de uma emboscada na qual Leonardo consegue montar um flagrante do padre com a cigana mulher de seu pai. Assim ele consegue se livrar do fardo de ser padre.

O menino Leonardo cresce e entra na idade de amores onde se envolve com Lusinha filha de D.Maria, uma mulher rica amiga de seu padrinho. Apesar de Luisinha ter um certo interesse por Leonardo o envolvimento dele não se firma porque entra em sena a José Manuel, um ontem mais velho, que tem homem na fortuna de D.maria. Seus padrinhos percebendo a mal intenção de José Manuel Juntam-se para espantar o conquistador enquanto isso Leonardo se esforça para conquistar Luisinha, porem Leonardo perde a chance de conquistar Lusinha por não ter como visita-la, pois D.Maria teve uma desavença com a comadre que gerou o casamento de Lusinha com José Manuel.

Logo em seguida seu padrinho morre o que faz Leonardo voltar a morra com seu pai. Porem Leonardo Pataca, o pai, estava morando com a Cigana no qual Leonardo o Filho estava Tendo muitas Desavenças. Em consequência das diversas brigas Leonardo foge casa para morar com seus amigos que moram no centro da cidade.

Neste contexto Leonardo entra profundamente na vida de vadio, do malandro, onde se envolve com Vidinha, filha de uma viúva, porém seus dois primos era apaixonado por ela e por ciúmes monta uma emboscada para prender Leonardo o denunciando como invasor de sua casa, contando Leonardo consegue fugir.

Para ajudar o afilhado, a Comadre arranja um emprego para ele em uma casa real , porem de novo Leonardo se envolve com a mulher de uns dos homens do poder da casa, Toma Largura, provocando a sua demissão.

Por ciúmes Vidinha vai tomar satisfação com Leonardo, Vidigal sabendo do ocorrido se aproveita da situação e arma uma emboscada para prender Leonardo na cassa de Vidinha. E acaba conseguindo. Vidigal por repressão transforma Leonardo em soldado.

Em uma operação Vidigal mande Leonardo ir a uma festa para ajuda-lo a prender um homen que estava fazendo imitações de Major, porem Leonardo acha graça do imitador e acaba dando fuga ao imitador avisando-o da operação de Vidigal. Ao descobrir a traição de Leonardo Vidigal o prende.

Sua madrinha acaba por descobri o ocorrido e tenta convenser O major mais não consegue. Leonardo só foi solto aposto sua madrinha e D.maria encontra a primeira paixão do major Vidigal Maria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com