TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias De Um Sargento De Milicias-resumo

Artigo: Memórias De Um Sargento De Milicias-resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Leonardo nascido de uma pisadela e de um beliscão entre sua mãe, Maria da Hortaliça e seu pai, Leonardo-Pataca, era um menino travesso, que quando ainda pequeno foi deixado por sua mãe que volta pra sua cidade natal e por seu pai que por sua vez, recusa-se a criar o filho, deixando-o com o padrinho, o Barbeiro, que o cria como um filho.

Leonardo não era muito habituado aos estudos, mas com muita paciência seu padrinho conseguiu que ele ficasse na escola por mais dois anos, aprendendo a ler muito mal e a escrever pior ainda.O menino tem a permissão do barbeiro para frequentar a Igreja na condição de coroinha, só que por conta de seu comportamento traquina ele acaba sendo expulso.

Quando maior ele conhece Luisinha, que logo se apaixonaram, mas no entanto ela casa-se com José Manuel, que só estava interessado em sua herança.

Mais tarde o seu padrinho morre, e ele então volta a morar com seu pai e sua madrasta, que diante a várias brigas Leonardo foge de casa.Afastado de todos reencontra um amigo de infância com quem ele vai morar junto a um grupo na Rua da Vala.Lá ele conhece Vidinha que torna-se sua namorada.

Com com ciúmes dois primos de Vidinha denuncia Leonardo para Vidigal que num dia aparece e leva Leonardo preso, mas esse consegue fugir.

Leonardo arruma um emprego na ucharia real, mas ele se envolve com a esposa do patrão e acaba sendo despedido.Ele é novamente preso por Vidigal que é obrigado pela polícia a começar a servir ao exército.Depois de um tempo, Vidigal o coloca no batalhão de granadeiros para combater no Rio.Leonardo trai o major que o leva preso.Vidigal perdoa Leonardo atendendo ao pedido de três mulheres - a Comadre, D. Maria e Maria Regalada sua antiga amante - que ainda promete promove-lo à sargento do exército.

Leonardo enfim se torna um sargento de milícias que em sua farda de sargento do exército, casa-se com a agora viúva Vidinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com