TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Por:   •  17/9/2016  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

                                                     UNIDADE I

Pressuposto teóricos sobre o ensino de ciências naturais no ensino fundamental

1.PORQUE ENSINAR CIENCIAS NATURAIS

É necessária uma relação prazerosa entre o conhecimento e o saber, em um processo dinâmico de construção do conhecimento levando o aluno a compreender a evolução tecnológico que vivemos, construindo o mundo a nos mesmo e contribuir para a reconstrução da relação homem natureza.

2.HISTÓRICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO BRASIL

Ao longo das décadas o ensino de ciências naturais esteve vinculado ao desenvolvimento político, econômico e social do pais, porem Rui Barbosa defensor da reforma do ensino fala que o aprendizado de ciências naturais é primordial para o homem desfrutar dos progressos da sociedade. O manifesto dos pioneiros enfatiza a participação do aluno no processo de ensino aprendizagem.

 com a L.D.B N° 4024/61 o ensino de ciências naturais passa a fazer parte do currículo escolar, com o objetivo de formar cidadãos críticos, em 1971 com a promulgação da lei questionou a organização do conteúdo e a necessidade do currículo atender aos avanços científicos, na década de 80 houve relação mais estreita entre ciência e tecnologia modificando o mundo e o ser humano, na década de 90  a lei de diretrizes e bases da educação torna obrigatório a formação em níveis superior de cursos pleno para profissionais da educação e o ensino de ciências naturais passa a compor as ciências físicas e biológicas, os parâmetros curriculares nacionais a presentas os eixos de  terra e universo, vida e ambiente, ser humano e saúde, tecnologia e sociedade, acrescido dos temas transversais com o objetivo de desenvolver uma educação para a cidadania incluindo no currículo ética pluralidade cultural, meio ambiente, e saúde, orientação sexual, trabalho e consumo fazendo referência as Ciências Naturais.

3.A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CIENTIFICO E TECNOLÓGICO

A ciência abre os caminhos para a ciência tecnológica, que é importante para a construção do conhecimento cientifico, partindo desse pressuposto é necessário que os cidadãos saibam como usar essas tecnologias em prol de si e do planeta.

4.TENDÊNCIA E PERSPECTIVAS ATUAIS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

O ensino de ciências naturais vem sendo modificado sistematicamente nas escolas adaptando-se aos diversos modos de organização  social e as várias concepções pedagógicas, a educação básica vem sendo fundamentada na preparação para o exercício da cidadania, cabe à escola formar os cidadãos em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa, ao professor cabe o desafio de conduzir o aluno na construção do seu próprio conhecimento, tornando-se crítico e participativo do mundo.

Desde a década de 80, o ensino de Ciências Naturais teve mudanças significativas no processo ensino–aprendizagem, o professor deveria atuar como mediador da aprendizagem e a prática educativa pautava-se a partir das ideias prévias dos estudantes a ideia de construtivismo no processo ensino- aprendizagem da ciência já estava em discussão desde o final dos anos 60, teve como base a teoria de Jean Piaget que foi psicólogo, filósofo e biólogo. As competências e habilidades são modalidades estruturais da inteligência para os PCNs, as práticas pedagógicas devem voltar-se para o desenvolvimento de competências através do ensino de habilidades que por sua vez devem gerar desenvolvimento de uma ou mais competência pelo aluno.

 É dever professor promover a aprendizagem do aluno e para os PCNs o aprendizado se dá pela interação professor/estudantes/conhecimento, ao se estabelecer um diálogo entre as ideias prévias dos estudantes e a visão científica atual que está relacionada com a transposição da aprendizagem do conhecimento cotidiano em conhecimento científico.  O professor precisa ter cultura cientifica e um conhecimento didático e ser um bom educador em Ciências Naturais.

5. DIRETRIZES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: AS PROPOSTAS CURRICULARES DE CIÊNCIAS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com