TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil II

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Disciplina: Fundamentos e Metodologia de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil II

Professora: Mônica Maria Lopes da Fonseca

5° Período A

Alunos: Thauany

           Jozuan

           Maylaine

           Cibele

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Goiânia, 28 de maio de 2014.[pic 1]

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

        Diversas doenças podem afetar diretamente o sistema genital tanto masculino quanto feminino. No entanto, existem algumas que, embora adquiridas por via sexual, têm efeito em todo o organismo. Todas as doenças adquiridas pelo contato sexual denominam- se Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

        As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas pela sigla DST, são doenças transmitidas, principalmente, através de relações sexuais com uma pessoa infectada - e sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e o preservativo feminino. O contágio por DST também pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto.

Os sintomas das DST são variados, assim como seus agentes causadores, que podem ser vírus, fungos ou bactérias. Algumas são de tratamento fácil e rápido, como, por exemplo, a gonorréia, enquanto outras, como a Aids, ainda não possuem uma cura definitiva e podem levar à morte.

A Organização Mundial de Saúde estima que ocorram 340 milhões de casos de DST por ano no mundo. Porém, a prevenção das DSTs não é complicada. E o uso de preservativos, que podem fornecer uma barreira física durante as relações sexuais, é o melhor método para prevenir o contágio. Além disso, consultas regulares ao urologista ou ginecologista são muito importantes para diagnosticar a presença de alguma DST e realizar o tratamento apropriado. O tratamento das DSTs melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças.

Dentre as doenças sexualmente transmissíveis, abordaremos as mais conhecidas: Sífilis, gonorréia, cancro mole, Linfogranuloma Venéreo, candiloma acuminado, pediculose pubiana, tricomoníase, Herpes Simples, Herpes Zoster e Aids.

Sífilis

        A sífilis é causada por uma bactéria, conhecida como Treponema pallidum, que penetra no organismo através das membranas mucosas, como as da vagina ou da boca, pelo contato sexual. Horas depois chega aos gânglios linfáticos e em seguida propaga-se por todo o organismo através do sangue. A sífilis também pode infectar um feto durante a gravidez, causando defeitos congênitos, dentre outros problemas. Existem, no entanto, outras vias muito importantes de transmissão não relacionadas com o contato sexual, como por exemplo, de mãe para filho, através da placenta.

        O primeiro sintoma da sífilis é o aparecimento de uma lesão em forma de pequena úlcera na genitália externa. Essa lesão é conhecida por cancro duro e aparece geralmente entre 7 e 15 dias após o contato sexual.

        O cancro duro desaparece naturalmente, mas dentro de 2 meses após o seu aparecimento surgem lesões generalizadas na pele, como inúmeros pontos vermelhos e escamosos em diversas partes do corpo. Nos estágios mais adiantados podem surgir lesões mais graves na pele. Especialmente graves são as lesões que surgem em órgãos do sistema nervoso, cardiovascular (circulatório) e urinário, que podem levar à morte.

        A sífilis é perfeitamente curável e é importante que seja tratada logo no início. Doenças causadas por bactérias geralmente são tratadas com o uso de antibióticos, mas somente com prescrição médica.

        A sífilis pode permanecer latente durante algum tempo e, nesse caso, a pessoa pode transmiti- la sem ao menos suspeitar que está doente. Exemplos como esse são úteis para avaliarmos a importância do exame preventivo, que permite descobrir muitas doenças antes que elas se manifestem.

Gonorréia

        Também conhecida por blenorragia, a gonorreia é uma infecção da uretra e pode comprometer algumas vias genitais. É causada por uma bactéria conhecida por gonococo (neisseria gonorrheae), transmitida pelo contato sexual. Como ela é causada por bactéria, o doente pode ser tratado com antibióticos.

        A bactéria cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo (uretra). Em mulheres, a bactéria pode ser encontrada no sistema reprodutor (que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero). A bactéria pode se desenvolver até mesmo nos olhos.

        Os sintomas da gonorreia geralmente aparecem de 2 a 5 dias após a infecção. No entanto, em homens, os sintomas podem levar até 1 mês para aparecerem. Alguns indivíduos não apresentam sintomas. Eles podem não fazer ideia de que contraíram a infecção e, por isso, não procuram tratamento. Esse fator aumenta o risco de complicações e as chances de transmitir a infecção a outras pessoas.

        Os sintomas de gonorréia em homens incluem:

•Ardência e dor ao urinar;

•Aumento na frequência ou urgência urinária;

•Corrimento do pênis (de cor branca, amarela ou verde);

•Vermelhidão ou inchaço na abertura do pênis (uretra);

•Testículos doloridos ou inchados;

•Dor de garganta (faringite gonocócica).

Os sintomas da gonorréia em mulheres podem ser bastante moderados ou não específicos e podem ser confundidos com outro tipo de infecção. São eles:

•Corrimento vaginal;

•Ardência e dor ao urinar;

•Aumento na frequência urinária;

•Dor de garganta;

•Dor durante o ato sexual;

•Dor aguda na parte inferior do abdomên (se a infecção se espalhar para as trompas de falópio e a região abdominal);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com