TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia D Língua Poruguêsa

Monografias: Metodologia D Língua Poruguêsa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

A LINGUAGEM VERBAL E A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS

A comunicação possui vários sentidos: O ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual; capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar e de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas; e, exposição oral ou escrita sobre determinado assunto.

A comunicação se expressa pela linguagem verbal - que nem sempre é comunicativa - e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos). O que se visa neste processo é um máximo de informações, juntamente a um máximo de fidelidade. Elas são fiéis quando produzem os efeitos previstos pelo emissor, coincidindo, ainda, emissor e receptor no concernente ao conteúdo da mensagem. Pela transmissão desta surgem duas questões no que diz respeito à expressão do sentido com maior clareza: o vocabulário (o uso da melhor palavra) e a gramática (disposição destas palavras). Há cinco habilidades de comunicação: a escrita, a falada, de leitura, de ausculta e de raciocínio. Ainda há outras, como: a pintura, o desenho e o gesto. Essas habilidades e a facilidade de manejar o código de linguagem afetam nossos pensamentos e até nossa capacidade de codificá-los. Provavelmente a linguagem humana se desenvolveu porque serviu a uma função. A linguagem está a serviço de duas principais: ) um sistema de respostas através do qual os indivíduos se comunicam (comunicação interindividual); ) um sistema de respostas que facilita o pensamento e a ação do indivíduo (comunicação intraindividual).

Portanto, A comunicação aumenta a possibilidade de semelhança entre as pessoas, porque intensifica as trocas e, também, de colaborarem para a consecução de um objetivo. Daí advém a importância da linguagem; ela verbaliza ou simplesmente, serve de meio para comunicar seus pensares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com