TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Da Lingua Portuquesa

Trabalho Universitário: Metodologia Da Lingua Portuquesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos

O ministério da Educação MEC ampliou o Ensino Fundamental para nove anos com o intuito de melhorar a educação em nosso Pais e com isso assegurar que todas as crianças tenham mais tempo, no convívio escolar.

Segundo o MEC, a intenção de ampliar o período de escolaridade obrigatória, foi assegurar o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental para possibilitar a essa crianças um tempo maior de convívio escolar, ampliando e qualificando suas oportunidades de aprendizagem.

O MEC orienta que os projetos políticos pedagógicos contenham estratégias para que contribua com o desenvolvimento da criança ampliando a qualidade de seu tempo na escola.

Ao professor deve ser assegurado programas de formação continuada especificas para turmas de 6 anos de idade. O ensino nas mãos de professores competentes, o acréscimo de mais um ano no ensino fundamental vem socorrer, especialmente, as crianças carentes, de classes mais pobres da população. Porque as crianças bem nascidas já frequentam a pré-escola e ganham vantagens sobre as crianças de classes mais baixas.

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do pilar em entrevista a revista eletrônica conexão professor aponta o que é necessário para um ensino de qualidade.

-Melhorar as condições de equidade e qualidade da Educação Básica.

-Estruturar um novo Ensino Fundamental no qual as crianças prossigam nos estudos alcançando maior nível de escolaridade;

-Assegurar que ingressando mais cedo as crianças tenham maior tempo para aprendizagem da alfabetização e do letramento.

-Proposta pedagógica currículo, organização dos espaços físicos materiais didáticos e recursos financeiros.

VANTAGENS

- Oferecer maiores oportunidade de aprendizagem no período de escolarização obrigatória;

- Assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino ás crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade;

- Aumento do numero de crianças incluídas no sistema de educação beneficiando os setores populares;

- Escolarização mais construtiva;

-Contribui para mudanças na estrutura e na cultura escolar;

- Concebe nova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos;

-Estudos demonstram que crianças que ingressam na escola antes dos sete anos de idade, apresentam em sua maioria, resultados superiores em relação aquelas que ingressam aos sete anos.

A exemplo desses estudos podem citar o sistema nacional de avaliação básica (SAEB) 2003.

Tal sistema demonstra que crianças com histórico de experiência na pré-escola, obtiveram maiores médias de proficiência em leitura: vinte pontos a mais nos resultados dos testes de leitura.

As crianças aos seis anos passa por uma fase favorável ao desenvolvimento cognitivo e, em decorrência, lida melhor com a linguagem, a escrita, a leitura interpreta melhor os fatos alcança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com