TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento E Metodologia Da Lingua Portuguesa

Trabalho Universitário: Fundamento E Metodologia Da Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo das atividades:

1- Principais diferenças entre Linguagem e a Escrita

2- Coerência verbal e nominal

3- Análise interpretativa

4- Gêneros literários

Linguistica

LINGUAGEM: É mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda a sua totalidade . Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas e fisionomias.

ORO / OURO

CAIXA/CAXA

SAPATERO / SAPATEIRO

CADEIRA/CADERA

ISTUDA / ESTUDA

CABELERERO / CABELEREIRO

CARANGUEJO/CARANGUEIJO

FOGUEIRA/FOGUERA

BEIJO/BEJO

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=183020

Definição de Variação Linguistica

Variação linguistica

Penal Estojo é um nome genérico a um recipiente (ou uma caixa) que se utiliza para guardar um objeto específico, tal como, lentes de contato, documentos. Em algumas localidades do Paraná e Santa Catarina, o estojo é usado para guardar canetas, lápis, borracha e apontador e é conhecido como penal.

Variação linguística

“CHEIRO” no Nordeste é comum usarem essa palavra para representar um carinho feito em alguém, em outras regiões do Brasil se chama de beijinho.

Mexerica é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Em alguns estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como laranjacravo. Nos estados do Piauí e Maranhão, é conhecida também como tanja. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa. No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.

SEJA BEM VINDO E EXPERIMENTE A LINGUIÇA.

COMIDA CASEIRA E MARMITEX, ALI Ó.

TAPIOCA FEITA NA HORA, QUEM NÃO PEDIU PEÇA!

VENDE- SE ESTA CASA

SER MOÇA É FÁCIL, DIFÍCIL É SER VIRGEM.

ESTÁ COM SEDE? COCO GELADO.

CABELEREIRO

ESPAÇO DE BELEZA

VENDE-SE BICICLETAS EM BOM ESTADO, CRIANÇA E HOMEM

Análise da pior e a melhor coisa do mundo. logo abaixo é o hiperlink da fábula.

A MELHOR E A PIOR COISA DO MUNDO

Como relata Esopo, há quem use a língua para ditar amor

caridade e sentimento. E há aqueles que projetam o desamor a destruição e instigam a maldade. È a Natureza humana, o homem obedece e desobedece

Histórico - sobre fatos que exerceram considerável influência na evolução da humanidade. Crônica: narrativas cronológicas de fatos relativos a um reinado ou governo, ou narrativa de um acontecimento.

Biografia: descrição da vida de personagens notáveis.

Romance Histórico: narração onde o autor mistura os fatos e personagens verdadeiros com fatos e personagens imaginados pelo autor.

História: narração dos fatos naturais ou atos humanos que determinaram a evolução da humanidade.

Didático – são as composições literárias que têm por finalidade ensinar. Tratado: exposição de princípios, leis, definições, que se referem a uma ciência ou arte. Narrativo – Ficções em geral. Romance: na Idade Média, usado para designar a poesia épica. No Romantismo, designava qualquer obra em prosa e de ficção, quer fossem romances históricos, psicológicos, experimentais, sentimentais, cientifistas ou de aventura Fábula: o assunto é a vida dos animeis, com a finalidade de dar lição de ordem moral.

História recontada pelos negros no Brasil, pertence ao folclore mineiro e a cultura branca. A terra de Arruanda é referencia a Luanda, capital de Angola. Os personagens mencionados são negros e usam títulos de nobreza ( reis, príncipes e condes). Em Minas Gerais a lavra do ouro permitiu aos negros comprarem sua liberdade e conseguirem títulos de nobreza, mesmo que informalmente.

Texto: O Príncipe Tatú

O principe-tatu Essa história se passou em Minas, no tempo de Tiradentes. Tinha ouro de dar com o pau. E moça bonita assim. Vai que um grande minerador estava na janela com a mulher tomando a fresca. Passou um caçador com um tatu às costas. A mulher que não tinha filhos, cutucou o marido: - Ah, quem me dera ter um filho... Mesmo que fosse como aquele tatu.

Nove

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com