TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Pesquisa

Casos: Metodologia De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia para consulta

3.1. TIPO DE PESQUISA

Para elaboração deste projeto será utilizada a Pesquisa Bibliográfica, Documental e o Estudo de caso.

Para Marconi e Lakatos (2010, p.157), “[...] a pesquisa documental é a que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina fontes primarias [...]”

A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundarias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, etc. (MARCONI ; LAKATOS, 2010).

A finalidade da pesquisa bibliográfica é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.

O estudo de caso para Gil (2002, p.54) “é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos [...]”.

Gil (2002, p.55) ainda fala:

Que um bom estudo de caso constitui uma tarefa difícil de realizar. Mas é comum encontrar pesquisadores inexperientes, entusiasmados pela flexibilidade metodológica dos estudos de caso, que decidam adotá-lo em situações para as quais não é recomendado.

3.2. UNIVERSO DA PESQUISA

O Universo da pesquisa envolve o ramo de atividade metalúrgico e empresa atuante no segmento de fabricação de panelas em alumínio.

Para Marconi e Lakatos (2010, p.41), “Universo da pesquisa é o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma característica em comum”.

3.3 INSTRUMENTOS

Como instrumento pesquisa será utilizado a observação, técnica esta de coleta de dados para conseguir informações e utiliza para obtenção de aspectos da realidade. Ela não consiste simplesmente em ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.

Para Marconi e Lakatos (2010, p.174), “é um elemento básico na investigação cientifica, utilizado na pesquisa de campo e se constitui na técnica fundamental da Antropologia”.

3.4. COLETA DE DADOS

A pesquisa será desenvolvida através de coletas de dados, os métodos de observação não participante, onde o pesquisador presencia o fato, mas não participa dele, fazendo o papel de espectador, para obter informações sobre determinados aspectos da realidade. Observação direta, técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade e entrevista não estruturada.

Marconi e Lakatos, (2010, p.88) explicam, “não consiste em apenas ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar”.

3.5 TRATAMENTO DE DADOS

Para esta pesquisa o tratamento de dados será realizado através de relatórios, tabelas e documentos para obtenção das informações necessárias para a realização desta.

Para Gil, (2002, p.88) com relação ao tratamento de dados:

Alguns documentos a serem utilizados na pesquisa não receberam nenhum tratamento analítico, torna-se necessária a análise de seus dados. Esta análise deve ser feitas em observância aos objetos e ao plano de pesquisas e pode exigir, em alguns casos, o concurso de técnicas altamente sofisticadas.

As informações obtidas pelo tratamento de dados serão analiticamente descritas e estudadas para se chegar ao objetivo e foco deste estudo de caso que será averiguar qual o papel da controladoria como uma ferramenta do processo de gestão.

3.6 CRONOGRAMA

A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo – se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. (MARCONI E LAKATOS, 2010).

Para este projeto de pesquisa, propõem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com