TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Abordagem

Dissertações: Metodos De Abordagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  4.134 Palavras (17 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 17

1 MÉTODOS DE ABORDAGEM ( COMO A PESQUISA VAI SER OLHADA )

Também conhecidos como “métodos que proporcionam as bases lógicas para a investigação”, os mais conhecidos são o método indutivo, o dedutivo, o hipotético dedutivo, o dialético, o fenomenológico e o sistêmico. Cada um se vincula a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade.

1.1 Método dedutivo ( OLHAR PARA TODOS, QUANDO EU OLHO DO GERAL PARA O ESPECIFICO – QUANDO EU ESTUDO UMA TEORIA E COMO ESSA TEORIA SE APLICA EM ALGUM CASO , BEM ABRANGENTE PRA O MAIS ESPECIFICO FAZ DEDUTIVA )

É o método que parte de idéias gerais e, a seguir, desce uma questão particularizada. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, ou seja, unicamente em razão da lógica. Para os racionalistas (Descartes, por exemplo), só a razão pode levar ao conhecimento, que decorre de princípios evidentes e irrecusáveis.

A base do método dedutivo é o silogismo, a partir de duas preposições (premissa maior e premissa menor), retira-se uma terceira, nelas logicamente implicadas, denominada conclusão. Porém, há críticas: não só os limites da conclusão são bastante estritos como a própria validade da premissa maior pode ser questionada. Além disso, como todo conhecimento científico, a resposta também pode ser falseada.

1.2 Método indutivo ( quando passa do especifico para o geral – quando faz eestudo de caso.. todos os estudos de caso são indutivos. QUANDO ESTUDA TAL CASO ESPECIFICO, E APARTIR DISSO CRIAR GENERALIZAÇOES – PESQUISA QUE VAI DAR A ABORDAGEM -

Segue o procedimento inverso, pois parte do particular e chega a uma generalização, que é produto do trabalho de coleta e análise de dados particulares. A idéia é chegar a conclusões mais amplas que o conteúdo estabelecido pelas premissas nas quais o raciocínio está fundamentado.

É o método dos empiristas (Bacon, Hobbes, Locke, Hume, etc), que consideram que o conhecimento é fundado exclusivamente na experiência, recusando a adoção de princípios pré-estabelecidos.

São observados fatos cujas causas se quer descobrir. A seguir, eles devem ser comparados, para que se possa descobrir as relações entre eles. Por fim, faz-se a generalização. As conclusões correspondem a uma verdade que não estava contida nas premissas consideradas; porém, as conclusões são apenas prováveis, já que (também) sempre podem ser falseadas.

1.3 Método hipotético-dedutivo ( CASO ESPECIAL DE PESQUISA- PORQUE ELE PARTE DE HIPOTESES FORMULADAS – FAÇO AS AFIRMAÇOES E DEPOIS EU VERIFICO SE SÃO VERDADEIRAS OU FALSA – FAÇO UMA HIPOTESE E DEPOIS EU DEDUSO )

Possui características dos dois métodos anteriores, pois adota o procedimento racional, que vai do geral para o particular (dedutivo) e, por outro lado, adota o procedimento experimental como base para as premissas (indutivo).

Assim, o pesquisador escolhe as preposições hipotéticas que acredita serem viáveis para a abordagem do seu objeto de estudo. Porém, estas hipóteses podem ou não ser confirmadas, mediante experimentação. Definido por Popper, neste método, “o cientista, através de uma combinação de observação cuidadosa, hábeis antecipações e intuições científicas, alcança um conjunto de postulados que governam os fenômenos pelos quais está interessado. Daí deduz ele as consequências por meio de experimentação, e, dessa maneira, refuta os postulados iniciais, substituindo-os, se necessário, por outros, e assim sucessivamente”.

1.4 Método dialético ( ELE OLHA PARA OS PROCESSOS HISTORICOS – EVOLUÇÃO – TRANSFORMAÇÕES – SABER QUE TEM QUE COMEÇAR DO COMEÇAO E VIR MOSTRANDO A EVOLUÇÃO ATÉ COMO ESTAR AGORA E MOSTRAR COMO O PROCESSO ACONTECEU, QUAIS OS FATORES QUE INTERFERIRAM PARA ISSO SE TRANSFORMA – TODA A HISTORIA QUE POSSO CONTAR SOBRE ALGO. )

Dialética é a arte de dialogar, argumentar e contra argumentar. Hegel identificou os três momentos básicos do método dialético: a tese (pretensão da verdade), a antítese (que vai negar a tese) e a síntese (que surge do embate entre as duas). A síntese, por sua vez, acaba formando uma nova tese, que será contestada por nova antítese e assim por diante. Ou seja, o método dialético implica em movimento, em evolução. Marx e Engels deram ao método dialético uma perspectiva materialista (materialismo dialético).

1.5 Fenomenologia ( ANALISE HOLÍSTICA, SESTEMÁTICA – ESTUDAR UMA ESMPRESA POR DETERMINADO ANO TIPO 2010 ESTUDO TODOS OS ASPECTOS

Do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicação, estudo, afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos, tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Os objetos da Fenomenologia são dados absolutos apreendidos em intuição pura, com o propósito de descobrir estruturas essenciais dos atos (noesis) e as entidades objetivas que correspondem a elas (noema).

1.6 Método sistêmico

O método sistêmico é um conjunto de passos sistematizados que nos leva a aplicar o Pensamento Sistêmico de maneira organizada, de modo que a cada passo se atinjam resultados que servem como entradas nos passos subseqüentes. Com a evolução do processo, aprofunda-se a aprendizagem sobre uma situação de interesse.

2 MÉTODO DE PROCEDIMENTO – COMO A PESQUISA VAI SER REALIZADA.

• COMPARATIVO – COMPARAÇÃO – EXEMPLO = DUAS EMPRESAS E INDENTIFICAR AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS

• ESTATÍSTICO – QUANDO EU FAÇO UMA QUANTIFICAÇÃO- TABELAS, CALCULOS E O RESULTADO É O QUE VAI SER EXPLICADO.

• HISTORICO – ANALISAR A EVOLUÇÃO HISTORIA DA QUELE TEMA

• TIPOLOGICO – DA NOME PARA OS COMPORTAMENTOS

• FUNCIONALISTA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com