TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missao E Visao

Artigos Científicos: Missao E Visao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão estratégica e os papéis fundamentais de Recursos Humanos

Contudo, no início da década de 80, a administração de recursos humanos, influenciada pelas forças do ambiente, pelas imposições do mercado e pela competitividade global, deu início à abordagem estratégica (VERGARA, 2001, p 34).

A abordagem estratégica tem como objectivo favorecer a adaptabilidade e flexibilidade das pessoas às mudanças - inclusive ambientais - factíveis à organização e visa o aprimoramento no comportamento das pessoas, tornando-as mais comprometidas com os resultados a serem alcançados. A partir daí, tem-se uma grande diferença de filosofias de administração de recursos humanos: na estratégia de controle (funcionalista), os empregados eram vistos apenas como factores de produção e responsáveis pelos elevados custos que atingiam directamente a saúde financeira da empresa. Contudo, segundo Albuquerque (2002, p. 39) “na estratégia de comprometimento, as pessoas são consideradas parceiros no trabalho, nos quais a empresa deve investir para conseguir melhores resultados”.

Pela etimologia, a estratégia provém do grego estratégia, que tem o conceito do comando de exército, cargo ou dignidade do chefe militar, bem como aptidão para comandar.

A estratégia surgiu na língua inglesa no término do século XVII, com intuito para demonstrar alguma coisa que foi feita longe da visão do adversário, em oposição à táctica, na qual implica o comportamento inverso.

Actualmente a estratégia está direccionada à condução das organizações quanto a visão da competição. Esta estratégia tem objectivos para delimitar e guiar às acções de manutenção ou pela melhoria em que a organização alcança no mercado.

A gestão estratégica envolve o conjunto de decisões de gestão e acções que determinam o futuro de uma organização. Envolve, portanto, a formulação, a implantação e o controlo da estratégia.

A gestão estratégica tem como objectivo favorecer a adaptabilidade e flexibilidade das pessoas às mudanças - inclusive ambientais - factíveis à organização e visa o aprimoramento no comportamento das pessoas, tornando-as mais comprometidas com os resultados a serem alcançados.

A gestão estratégica de recursos humanos envolve um processo decisório mais amplo, com visão de futuro e orientado para as variações do ambiente externo. Tendo em vista a integração com os objectivos organizacionais e com as políticas que embasam os diversos processos que o compõem, deve assessorar as demais áreas da organização para a consecução dos objectivos empresariais (ALBUQUERQUE, 2002, p. 40).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com