TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISSÃO, VISÃO E VALORES DE 3 EMPRESAS

Pesquisas Acadêmicas: MISSÃO, VISÃO E VALORES DE 3 EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.963 Visualizações

Página 1 de 3

Escolhi para fazer a análise 3 empresas que são referências no segmentos que atuam, mostrando a importância da empresa ter foco definido para atuar no mercado são o HSBC, a Fiat e a Unimed.

A FIAT desenvolve, produz e comercializa carros e serviços, de maneira que os consumidores tenham orgulho em adquirir produtos da marca. A visão é estar entre os maiores players e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos. Já os valores da empresa estão pautados principalmente na satisfação do cliente, no respeito ao meio ambiente e na responsabilidade social.

Uma empresa referência em serviços é a Unimed, empresa que tem a missão de levar a maior parcela da população possível serviços médicos de boa qualidade, personalizado e com custo compatível. Para realizar seus propósitos maiores, agrega recursos humanos, financeiros e materiais e busca os preceitos e práticas da excelência. A visão é ser a operadora referência em saúde, buscando contínua e progressivamente: atingir a satisfação dos clientes e cooperados, contribuir com a qualidade de vida através da promoção, prevenção e assistência à saúde, manter colaboradores qualificados e comprometidos, além de também comprometer-se com as questões sociais e ambientais. A Unimed preza pela qualidade de vida e o bem estar da comunidade.

Outro exemplo é o HSBC, empresa comercial que tem a missão de garantir a entrega de produtos e serviços garantindo excelência na entrega. Tem a visão de ser o melhor grupo no mercado em que atua gerando valores para clientes, acionistas e colaboradores. Mas respeitando a transparência, a ética e o gerenciamento da equipe para que leve a missão e a visão da empresa aos consumidores.

Os exemplos mostram que a missão de cada empresa preza pela qualidade do produto ou serviço oferecido, pois é dessa maneira que as organizações vão se consolidar no mercado. As empresas não querem simplesmente ser mais uma a oferecer determinado produto e serviços e sim ser referência no mercado que atuam, valorizando tanto os consumidores, funcionários e fornecedores de modo sustentável e ético. A missão, visão e valores devem ser bem definidos a todos, tanto para a empresa como também para os clientes. O HSBC sabe que para alcançar excelência no ramo que atua deve sempre estar cuidando com sua conduta e desempenho. Para isso, estimula missões, metas e valores que acredita serem fundamentais para a instituição, cliente e colaboradores.

A missão está relacionada com a razão de ser de uma organização, identificando o foco fundamental de sua atividade. A missão organizacional torna-se importante para a identificação e apresentação da organização no mercado em que atua, para a sociedade e para seus colaboradores. Segundo Drucker, “a empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”.

Já a visão orienta a organização em um objetivo de longo prazo, criando um compromisso consigo própria no intento de atingir o propósito declarado. Uma posição que a empresa pretende ocupar no futuro em seu mercado de atuação, sendo uma premissa básica no desenvolvimento do plano estratégico. Segundo Quigley, visão é “algo que se vislumbre para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com