TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidades de Serviços de Transporte

Tese: Modalidades de Serviços de Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

ar e aterrissar não se comparam ao tempo dos outros modais. No entanto, há ainda o tempo de coleta, entrega, e manuseio terrestre que devem ser somados para se chegar ao tempo real, e que em alguns casos o transporte rodoviário e ferroviário, quando bem administrado poderia utilizar o mesmo tempo. Uma variabilidade que deve ser atentada é que a confiabilidade e a disponibilidade do serviço aéreo podem ser afetadas por diversos fatores, como o atraso de vôos causado por condições meteorológicas. Os serviços aéreos podem ser: de carga geral de linha; de carga geral de cargo; linhas aéreas de serviço local; suplementares; táxis aéreos; linhas aéreas comutadoras; e internacionais.

Aquaviário – o mais utilizado para grandes cargas no mundo todo, principalmente quando envolve distâncias continentais. O primeiro fator a ser observado é se o transporte será interno ou externo, se interno o sistema de transporte ficará bastante dependente das vias aquáticas existentes. A confiabilidade do sistema pode ser influenciada por alterações do clima, como em uma seca, ou em um congelamento do rio. Fora o manuseio de mercadorias a granel como grãos há também o carregamento de mercadorias de maior valor que exigem o uso de contêineres. Para tanto é necessário o uso de equipamentos especiais para o devido carregamento e descarregamento. É importante destacar que nessa modalidade é necessário o uso de embalagens adicionais para a proteção das mercadorias.

Modalidades de Serviços de Transporte

Agências – As agências normalmente não possuem nenhum tipo de meio de transporte, o seu trabalho está em consolidar numerosas pequenas entregas em uma quantidade de carga completa de um veículo. As taxas tornam-se menores quando o meio de transporte está sendo totalmente utilizado, não há desperdícios econômicos. Além da consolidação, as agências também oferecem os serviços de coleta e entrega das mercadorias. Há também associações de embarcadores, que são organizações cooperativas, atuando de modo semelhante ás agências, conseguindo melhores taxas de transporte.

Pequenos embarques – as empresas postais além de oferecem os serviços de entrega de correspondências também oferecem os serviços de entrega de mercadorias, mas limitando-se a pequenos tamanhos. As taxas variam de acordo com o tipo de serviço que se deseja, estes estão relacionados ao prazo de entrega da encomenda.

Próprio – Uma outra opção mas que deve ser bastante ponderada, é a empresa manter a sua própria frota de transporte. Entre as vantagens que essa opção pode oferecer é um melhor desempenho operacional e maior disponibilidade, no entanto a organização deve sacrificar uma parte do faturamento, no investimento necessário. O que justificaria esse investimento seria a grande quantidade de volume para ser transportada, mas mesmo assim algumas empresas são forçadas a manterem contratos de valor alto, pois necessitam de serviço especiais tais como: entrega rápida com confiabilidade muito alta; equipamentos especiais geralmente não disponíveis e um serviço que está disponível quando necessário. Além disso, existem empresas que fazem um misto de serviços, utilizando-os de acordo com suas necessidades.

Administrando Custos

Qualquer serviço de transporte gera custos tais como: combustível, mão-de-obra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com