TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Projeto de Pesquisa

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO ESTADUAL SANANDUVA

Milena Teles de Souza e Sheila Spigosso

PLANTAS TÓXICAS

Sananduva

2015

Milena Teles de Souza e Sheila Spigosso

PLANTAS TÓXICAS

Projeto de pesquisa apresentado ao Colégio Estadual Sananduva, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia Científica sob orientação da professora Graziela Betoni Prando.

Sananduva

2015

PROBLEMA DE PESQUISA

        Conhecer as plantas tóxicas existentes no ambiente em que vivemos é de extrema importância, pois o nome já diz, tóxicas, e elas estão enfeitando muitos lugares ao nosso redor.

        Um dos principais problemas relacionado à essas plantas, é a ideia do que vem da natureza não faz mal, mas todas plantas apresentam alguma toxicidade, umas mais e outras menos, porém, as plantas tóxicas, através do contado, podem criar danos a saúde.

        Desenvolver o estudo sobre essas plantas deveria ser de grande interesse de todos, pois assim, conheceríamos mais sobre o que existe na natureza.

        A partir deste contexto apresentado a pergunta que orienta investigação é assim definida:

        Quais são as plantas tóxicas existentes em nossa região e quais são seus malefícios a nossa saúde?

        JUSTIFICATIVA

        Nesta justificativa proponho os aspectos profissional, social e ambiental como relevância na investigação proposta.

        Em aspecto profissional destaca-se a questão que determinadas plantas tóxicas podem servir como remédio ao ser humano, para isso é preciso ter estudo de profissionais que contribuirão para melhor uso das mesmas.

        Em questão social é o conhecimento de todos sobre as plantas tóxicas, ela estão presentes em muitos lugares por isso a sociedade deve se aprofundar mais no assunto e buscar ter conhecimento sobre esse bem natural que pode ter o aspecto sobre qual nos faz pensar que não é venenosa e ao mesmo tempo nos confundir podendo causar danos a nossa saúde.

        Finalizando a justificativa o aspecto ambiental, pois as plantas fazem parte da natureza, do meio ambiente, mas muitas vezes apesar de belas elas apresentam substâncias tóxicas e isso é uma defesa que ela obtém contra seus predadores que trás benefícios a elas mas malefícios a nós seres humanos, esse é o mundo das plantas tóxicas, cada um tem um modo para se proteger para poder viver, e ser tóxicas é da natureza delas.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Estudar as plantas tóxicas existentes em nossa região e apontar os malefícios que elas trazem a nossa saúde.

Objetivos Específicos:

  • Investigar as possíveis plantas tóxicas que nos arrodeiam;
  • Compreender o porquê de elas serem maléficas;
  • Apontar casos de plantas tóxicas que podem nos fazer bem;
  • Indicar os cuidados que devemos ter;

        REVISÃO DE LITERATURA

        As plantas são seres vivos que evoluem e se modificam há milhões de anos. Várias plantas apresentam hoje a capacidade de se defender de ataques promovidos por algum predador. As mesmas que apresentam essas capacidades tóxicas são em maioria cultivadas próximas a nós, seja dentro da própria casa, no pátio ou no terreno vizinho.

‘‘O grau de toxidade depende da dosagem e do indivíduo, embora haja substâncias tóxicas que, em dosagens mínimas, entram na composição de vários remédios. ‘’(ALBUQUERQUE, 1980, p.43).

        Existem algumas características quanto à intoxicação através delas. A intoxicação pode ser aguda, que ocorre quase sempre por ingestão. Intoxicação crônica, que decorre da ingestão continuada, acidental ou propositada de certas espécies.

Várias dessas substâncias tóxicas podem causar graves envenenamentos em seres humanos ou em animais domésticos quando as plantas são ingeridas, ou quando entram em contato com a pele. No entanto, a simples presença destas substâncias em uma determinada espécie vegetal parece não ser suficiente para qualificá-la como tóxica (OLIVEIRA et al. 2000).

Muitas plantas, apesar de belas, apresentam substancias tóxicas capazes de causar alterações. Algumas dessas alterações podem ser reconhecidas como sintomas de intoxicação que podem causar sérios problemas, até mesmo levar a óbito, o que é muito raro, mas acontece. Segundo a Revista Científica da UFPA, “No Brasil, a cada dez casos de intoxicação por plantas, seis ocorrem em crianças menores de nove anos, devido à presença comum em ambientes públicos, inclusive escolas.” (V. 7, Nº 01, 2009) 

        As crianças são levadas a um contato com essas plantas porque são atraídas por suas cores fortes, mas tanta beleza esconde algo que causa desde coceira até a morte, causada por espécies de essências tóxicas.

‘’Cuidado com crianças: algumas plantas tóxicas possuem folhas e frutos atrativos para uma criança levar à boca. Muitas plantas ornamentais, aparentemente inofensivas, apresentam alto grau de toxicidade. Espada se São Jorge e comigo ninguém pode são dois exemplos comuns de se encontrar em jardins, espaços públicos e escolas, pois são bem adaptadas ao clima e são debaixo custo, mas podem causar irritações nos lábios, língua e no trato digestivo, podendo, ainda, causar insuficiência renal.’’ (NOTISUL, 2014, p.12).

Dados do Sistema Nacional Tóxico-Farmacológica (FIOCRUZ, 2000), revelam que as intoxicações entre crianças sãograndes, mas entre os adultos também é frequentes, sendo causadas, principalmente, pelo uso inadequado de plantas tóxicas.

        Em todo o mundo há plantas capazes de perturbar, ou mesmo de lesar para sempre, funções essenciais à vida dos animais e do homem. Já existe em algumas cidades do Brasil, uma lei em que proíbe a existência das possíveis plantas tóxicas em ambientes públicos como canteiros, praças, pátios de escolas entre outros, como diz a reportagem do Jornal do Brasil: ‘’O cultivo de plantas tóxicas ou potencialmente alergênicas está proibido nas escolas e em todos os espaços públicos municipais da cidade do Rio de Janeiro. É o que determina a nova Lei nº 5.731/2014’’(2014, p.09)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (468.7 Kb)   docx (502.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com