TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motorista Do Destino

Artigos Científicos: Motorista Do Destino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/12/2014  •  8.908 Palavras (36 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 36

INTRODUÇÃO AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO.

Antes de desenvolver um produto ou serviço, a empresa necessita desenvolver os seus colaboradores, aqueles que irão produzir estes produtos ou serviços.

O colaborador, que por sua vez ainda não foi bem preparado, poderá ver o trabalho como algo que deve ser evitado sempre que possível, ao invés de algo que poderá ajudá-lo a criar mais habilidades e conhecimentos que irão lhe valer no futuro.

Um colaborador esclarecido estará de olho no que o trabalho poderá fazer por ele. Portanto, o crescimento pessoal passa pelo exercício das potencialidades da pessoa e é no trabalho que encontramos o melhor ambiente para liberar nossa energia interior; o nosso potencial.

Dessa forma, a empresa deve ser encarada como um campo, uma oportunidade de exercício destas potencialidades.

Na maioria das vezes, o colaborador chega à empresa totalmente “deseducado” (quanto aos conceitos) e a omissão do treinamento adequado, dado pela empresa, levará o novo colaborador a caminhar sem rumo, virando joguete de situações e, o que é principal, sem saber colocar a sua energia, a sua capacidade, a benefício do seu próprio crescimento pessoal e profissional.

A educação é ponto de partida para a liberação do potencial do colaborador.

O conteúdo do Programa de Educação é direcionado, então, para a liberação do potencial humano em benefício do próprio colaborador.

O programa visa atender às necessidades dos quatro consumidores da empresa, de forma equilibrada. Para tanto, é importante haver a preparação do colaborador para ser o melhor, desenvolvendo a vontade de crescer e realizar-se pessoal e profissionalmente.

Visando isto, este programa de Desenvolvimento Pessoal está dividido em:

MÓDULO A - MOTORISTA DO DESTINO:

Como uma base para a compreensão do potencial humano.

MÓDULO B - CONHEÇA A SI MESMO:

Para que você saiba como liberar a sua energia e para ajudá-lo a definir o que você deseja de sua vida;

MÓDULO C - CONCEITOS DE EMPRESA:

Para conhecer melhor o seu ambiente de trabalho, no qual você utiliza sua energia de forma construtiva para si mesmo, ou não, e como tirar proveito deste ambiente para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.

MÓDULO D - CONCEITOS DE CONTROLE DE QUALIDADE - AUTO-GERENCIAMENTO:

Para que cada um seja o motorista do seu próprio destino, realizando o gerenciamento de sua atividade através do controle da qualidade.

Um programa de educação deve estar apoiado em:

• Busca da utilização de toda a potencialidade do indivíduo (condições pessoais, tempo, etc.).

• Educar para a ação e não para o simples conhecimento. Como diz o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva “a sabedoria está em saber fazer as coisas...”. É a habilidade adquirida por cada um que tem valor no mercado de trabalho. O tempo é a ferramenta que cada um possui - o tempo passa e vai registrando o empenho individual e marcando para sempre o seu passado. E este passado é a base de seu futuro.

• Treinamento contínuo no trabalho (OJT), assegurando o uso do conhecimento;

• Não basta passar conceitos para os colaboradores. Cada indivíduo necessita de seu próprio espaço para se desenvolver. Com objetivos, metas e métodos claros, há a necessidade de delegar ao colaborador, a autonomia necessária para a boa realização de suas funções.

O programa de educação deve permitir ao colaborador, ser o “melhor do mundo” em sua função.

“O colaborador necessita conhecer o seu próprio universo para poder entender o que poderá ser o seu futuro.” Isto significa que cada um deve conhecer a si mesmo, o seu ambiente de trabalho, e o que necessita ser feito para ser o produtor do seu próprio destino (auto-controle ou auto-gerenciamento).

MÓDULO A

MOTORISTA DO DESTINO

• POR QUE AS PESSOAS FRACASSAM ?

Você já deve ter parado para pensar porque algumas pessoas têm sucesso na vida e outras não. Vamos falar um pouco deste assunto.

A maioria das pessoas fracassam na vida porque não planejaram ter sucesso.

O segredo do sucesso está em definir objetivos na vida e trabalhar para atingi-los. Estes objetivos estão ligados a várias áreas de atuação, como: trabalho, família, saúde, lazer e espiritual.

A mente do ser humano é um instrumento para atingir os seus objetivos. Se uma pessoa planeja ter sucesso , significa que ela traçou objetivos para serem alcançados e neste caso, existe dentro de si, uma grande força, uma energia para agir de acordo com estes objetivos. Pessoas assim, aproveitam todas as oportunidades para agirem de acordo com o que planejaram alcançar.

Estas pessoas são vitoriosas por fazerem da vida um eterno momento de aprendizagem, desenvolvendo o seu conhecimento e habilidades, buscando na empresa um espaço de crescimento pessoal e profissional. Tudo isso, visando os objetivos que planejou.

Mas, o que ocorre com quem não planejou ter sucesso ?

Ora, se o indivíduo acredita que vencer na vida significa esperar que as coisas lhe caiam do céu, sem planejar o seu sucesso, isto não vai ocorrer.

A pessoa sem sucesso na maioria das vezes, se considera uma vítima do destino, entregue à própria sorte. Desprovido de senso crítico que lhe aponte sua acomodação, ela não percebe que faltou na sua vida, o planejamento necessário para obter sucesso. Sem ele, não há energia suficiente para prosseguir, pois não há rumo nem objetivos a alcançar.

Esta pessoa não se preocupa em se desenvolver na sua profissão, às vezes acha que já sabe tudo e não precisa aprender mais. Assim, fica estagnada, seus conhecimentos se tornam obsoletos e não pode se maldizer da sua sorte quando se vê sem emprego.

As pessoas que tiveram fracassos na vida, não planejaram ter fracassos, mas também não planejaram ter sucesso. Ou seja, não planejaram nada e , consequentemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com