TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DA AMOSTRA PROBÓLO

Resenha: MÉTODO DA AMOSTRA PROBÓLO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

3.1.1.1 TÉCNICA DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA

Teoricamente é identificada pela existência de uma probabilidade conhecida associada a cada elemento de participar da amostra. Alguns exemplos clássicos são: amostragem aleatória simples, amostragem aleatória simples, amostragem sistemática, amostragem estratificada e amostragem por conglomerado.

3.2 NÚMEROS ÍNDICES

São medidas estatísticas freqüentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadrosimples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. É de grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

3.3 DEFLAÇÃO DE DADOS

A deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras. A deflação caracteriza-se pela baixa dos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em circulação.

3.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

A média, assim como a mediana e a moda são medidas de tendência central,ou seja, são usadas para indicar um valor que tende a tipificar, ou a representar melhor, um conjunto de números.

Média simples ou média aritmética é o resultado da divisão da soma de tosos os n valores amostrados pelo número de elementos amostrados. Na apuração da média simples, cada elemento observado e constante do rol tem a mesma importância, ou seja, todos os elementos têm importância igual a um.

3.1.1 MEDIDA DE DISPERSÃO

Apurado um valor médio para os elementos de um rol torna-se necessário examinar as medidas de dispersão dos demais elementos em relação à tendência central, como meio de definir a variabilidade que os dados apresentam entre si. Somente não haverá dispersão quando todos os elementos do rol forem iguais. As medidas de dispersão, assim, apresentam o grau de agregação de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com