TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Tese: NFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  3.196 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

Critica: O texto aborda um assunto de extrema importância, que são as diferenças raciais, a descriminação pela cor de pele ou etnia, mostrando um problema que já vem de muito tempo e até nos dias atuais está muito presente no dia-a-dia, seja na escola, no trabalho e nos meios sociais. O autor aponta para que se haja uma solução para esse problema desde muito sedo através de educadores, que concientizem as crianças que todos são iguais independente de raças ou cultura.

Problematização: Por que ainda há muito preconceito nos dias atuais? Os sistemas de cotas raciais nas universidades também não seria uma forma de descriminação? O que deve ser feito pelas autoridades para tentar resolver esse problema de preconceito no país?

OBJETIVOS

Geral

Analisar a didática aplicada na implantação de software educativo na educação infantil a partir da ampliação desenvolvimento do sujeito e sua inclusão na sociedade moderna.

Específicos

• Identificar a importância da informática no contexto educacional;

• Quanto ao enfoque à aprendizagem, o software educacional pode direcionar para uma aprendizagem à ênfase na transmissão de conhecimentos e também a formação da criatividade, entretenimento da criança e podendo tornar-lo mais autônomo;

• O trabalho com software educativo justifica-se em função da importância para a construção e organização do raciocínio que possa refletir sobre a aprendizagem do educando;

• Apresentar o conteúdo para o aprendiz e ele por sua vez deverá memorizá-la e repeti-la quando for solicitado. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz passivo;

• Os softwares educacionais quando bem contextualizados, podem tornar-se aliados no processo de ensino e aprendizagem, pois, desempenham uma dupla função: a lúdica e a didática de maneira criativa, motivadora e prazerosa;

• Associado à criação de novos esquemas mentais, possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos comuns. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz participativo;

• O software educativo tem um papel importante dentro da sala de aula, pois pode possuir em seu contexto uma variedade de atividades como: escrita, desenho, a lógica, o desenvolvimento cognitivo entre outros fatores;

JUSTIFICATIVA

O pré-projeto apresentado na educação infantil tem uma relação à prática dos recursos para atividades. Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educando no processo de aprendizagem tem-se o computador como um grande aliado. O computador, representando as diversas ferramentas da informática e os softwares educativos usados na educação, torna-se cada vez mais um amplificador de potencialidades na capacitação e aperfeiçoamento de alunos, professores e das próprias instituições de ensino. O tema de softwares educativo escolhido e analisado para o uso terá que, estar relacionados com o currículo e o programa da disciplina sem esquecer-se da essência técnica, porém, o destaque é para o aspecto pedagógico. A adaptação do software educativo escolhido as disciplinas do grupo é de grande importância para elaboração das atividades, não esquecendo que o ponto chave da proposta com informática educativa principalmente no período de educação infantil é a interdisciplinaridade e aplicação das bases das inteligências múltiplas.

È Fundamental o software em um contexto geral, promove atitudes inovadoras e importantes tanto no processo de aprendizagem do sujeito que o utiliza, quanto do mediador (educador) que favorece o seu uso. Assim para que ocorram as situações de aprendizagem é necessário planejamento por parte do educador, pois a utilização de softwares em áreas específicas transcorre da mesma forma, sustentando a idéia de que é necessário conhecer, e planejar antes de aplicar.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Para que a informática possa ser utilizada na aprendizagem, não basta instalar máquinas em seu ambiente, é de suma importância que a escola reflita sobre como o uso dos computadores pode promover situações significativas de aprendizagem. Neste contexto, a utilização do computador como ferramenta educacional, é visto como um instrumento com o qual o sujeito desenvolve, executa algo, ocorrendo assim, o aprendizado através da resolução de problemas e da comunicação, propiciando uma educação centrada na aprendizagem. Como enfatiza VALENTE (1998), quando relata que:

As possibilidades do uso do computador como ferramentas educacionais estão crescendo e os limites dessa expansão são desconhecidos. Cada dia surge novas maneiras de usar o computador como recurso para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem [...].

Dentro do contexto Informática na Educação os softwares educacionais é um programa desenvolvido para atender objetivos educacionais previamente estabelecidos e, para que ele seja efetivo e esteja à altura das necessidades pedagógicas, é necessário que seu desenvolvimento conte com especialistas das áreas de Educação e Informática para que sua aplicação surta os efeitos esperados, as escolas devem contar com esses profissionais, já que cada programa é desenvolvido para matérias específicas a fim de atender as necessidades dos alunos. Diante disso, TAJRA, (2001) ressalta que:

As escolas que se utilizam dessa modalidade optam pelos diversos softwares disponíveis no mercado, conforme os interesses dos professores que se utilizam da tecnologia da informática como recurso didático-pedagógico. Os professores buscam no mercado os softwares que se adaptam à sua proposta de ensino [...].

Os softwares educacionais acrescentam-se na construção do conhecimento de forma a explorar as potencialidades das crianças para a construção de uma base sólida no processo de aprendizagem e devem ser bem analisados, onde é necessário saber se ele é apropriado para os objetivos do contexto educacional.

O uso da informática na educação com software educacional tem como objetivo promover a aprendizagem do aluno, ajudando na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento. Esse uso é efetivado através dos softwares educacionais capazes de tornar a prática do educador e do educando algo prazeroso.

MATERIAL E MÉTODOS

Para utilização dessa pesquisa utilizarei o método de abordagem (dialética) na qual para Campos (2001) nos ambientes de aprendizagem construtivista, os estudantes possuem mais responsabilidade sobre o gerenciamento de suas tarefas e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com