TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUMBERING FOOTBALL

Tese: NUMBERING FOOTBALL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

FUTEBOL NUMERADO

Indicado para Ensino Médio

Material: bolas e traves

Descrição: são escolhidas duas equipes, que se organizam em colunas. A coluna A joga contra a coluna B, e os jogadores são numerados de acordo com o número de participantes de cada coluna. As colunas se colocam nas linhas de fundo da quadra, do lado oposto ao gol onde irão finalizar. O professor explica que a cada vez, chamará um determinado número, por exemplo, 4. Os dois alunos número 4 das colunas A e B correm em direção à bola lançada pelo professor em frente das colunas. Aquele que a dominar, tenta driblar o adversário e fazer o gol. Se o gol é assinalado, a sua equipe/coluna marca um ponto. Os pontos são registrados durante um número determinado de jogadas, e a equipe que marca mais gols vence a partida.

O que está em “jogo” neste jogo:

Domínio cognitivo: dominar conceitos relacionados ao sistema numérico, memorizar o seu número e o dos colegas, construir e aplicar estratégias de ataque – quando com a bola – e desarme – quando em situação de defesa – e prestar atenção aos comandos do professor.

Domínio psicomotor: velocidade de reação para chegar até a bola antes do adversário, domínio de habilidades – como conduzir e chutar, driblar e chutar, conduzir e passar -, organizar-se no espaço e tempo, de acordo com os estímulos do professor, visando a driblar o adversário e finalizar para o gol.

Combinado: Respeitar as regras do jogo e a sua vez de participar, manter-se concentrado e atento durante o jogo e demonstrar disponibilidade para realizar as tarefas inerentes ao jogo, como passe, domínio e controle de bola.

Variação:

Facilitando: chamar somente um aluno de cada coluna, privilegiando a situação de ataque: aumentar o tamanho do gol; o goleiro defender sem utilizar as mãos.

Dificultando: colocar duas bolas em jogo; trabalhar com operações do sistema numérico (adição, subtração, etc.), chamar dois ou mais números ao mesmo tempo.

Final: trata-se de um jogo interessante para atender os diferentes níveis de habilidade de cada turma. É preciso que o professor esteja atento para que todos participem e que não fiquem alunos esperando muito tempo para serem chamados.

BOLA AO CAPITÃO

Futebol Adaptado

Material: bolas

Descrição: formam-se duas equipes, com o mesmo número de jogadores, e cada equipe escolhe o seu capitão, que deve ficar dentro da área, no gol do lado oposto ao campo da sua equipe. O objetivo do jogo é fazer a bola chegar às mãos do capitão, sem deixar a outra equipe interceptá-la. Quando o jogador adversário pegar a bola, sua equipe passa a ter a posse e a tarefa de chegar com a bola às mãos do seu capitão. Para isso as equipes se utilizam de habilidades básicas do futebol, como o passe a condução e o drible. Cada vez que o capitão receber a bola, marca-se um ponto para a equipe.

O que está em “jogo” neste jogo:

Domínio cognitivo: planejar e aplicar estratégias para realizar o desafio do jogo, combinar como se organizar no espaço para conseguir fazer a bola chegar ao capitão e descobrir “caminhos” diferentes para realizar a tarefa.

Domínio psicomotor: combinar os gestos de conduzir, driblar e passar a bola com habilidade e precisão e organizar-se no espaço com competência para se livrar da marcação e receber a bola com condições de fazê-la chegar ao capitão.

Combinado: trabalhar em grupo para alcançar o objetivo do jogo, ajudar na construção das estratégias de ataque e defesa, perseverar na tarefa de passar a bola uns aos outros para ter sucesso no jogo e respeitar as limitações e os potenciais de cada jogador da sua equipe.

Variação:

Facilitando: colocar duas bolas em jogo; colocar dois ou mais capitães na área de recebimento da bola; aumentar o tamanho da área delimitada para o capitão.

Dificultando: diminuir o tamanho da área delimitada para o capitão; limitar o número de passes que cada equipe pode realizar até que a bola chegue ao capitão; definir e limitar a forma de passar a bola: só rasteira, só com o pé direito, só com o pé esquerdo, etc.

CHUTEBOL

Indicado para Ensino Médio

Material: bola, giz ou bambolês

Descrição: adaptado ao beisebol, o chutebol é jogado numa área demarcada com quatro lados iguais (formando a figura de um quadrado) no campo e com uma base em cada vértice. Duas equipes se revezam na nas posições de chute e arremesso. Cada jogador deve passar pelo menos uma vez pelas duas posições. A equipe que inicia no arremesso se espalha pelo campo, enquanto um jogador da equipe do chute coloca-se na base de rebatida. Um jogador da equipe de arremesso lança a bola para o jogador do chute, que deverá chutar à bola à maior distância possível. Enquanto um dos jogadores do outro time vai buscar a bola, aquele que chutou procura correr e conquistar o maior número de bases possíveis. Quando a equipe de arremesso conseguir passar a bola sobre uma das laterais do quadrado, o adversário para de marcar pontos. Cada base que o jogador conseguir ultrapassar soma um ponto para a sua equipe. Um a um, os jogadores se revezam na posição de chute e arremesso, até que todos tenham a oportunidade de chutar. Quando finalizarem essa rodada, os jogadores contam os pontos e trocam de função: a equipe que estava no arremesso vai chutar e vice-versa.

O que está em “jogo” neste jogo:

Domínio cognitivo: conhecer e memorizar as regras do jogo, construir estratégias de defesa e ataque nas diferentes posições de chute e arremesso, dominar a sequência lógica do jogo nas suas diferentes fases e registrar corretamente os pontos, de acordo com o andamento do jogo.

Domínio psicomotor: organizar-se no espaço para defender com rapidez e competência, chutar a bola com força e precisão para longe, coordenar o tempo de chute da bola em função da velocidade do arremesso, correr com velocidade pelas bases para marcar o maior número de pontos e arremessar com precisão para dar bom andamento ao jogo.

Combinado: dialogar e cooperar, a fim de definir a troca de funções durante o jogo; respeitar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com