TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanotecnologia

Abstract: Nanotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Abstract  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

Nanotecnologia, como tudo começou.

Átomo - indivisível

Já se sabe que eles são divisíveis!!

A certeza cientifica de que tudo é feito de átomos é muito recente.

Há mais de 2500 anos, filósofos gregos se perguntavam sobre se esta imensa variedade do mundo não poderia ser reduzida a componentes mais simples. Segundo estes filósofos o "tijolo" fundamental de tudo o que existe, não poderia mais ser dividida em outras partes mais simples. Seria a última fração da matéria. De tudo que compõe este nosso mundo, cada coisinha, composta de vários ingredientes, afinal a última fração.

A nanotecnologia já estava presente na Idade Média, em que a cor dos vidros eram dependentes da resposta ao efeito do espalhamento da luz, sobre as nano partículas de diferentes tamanhos dos aditivos metálicos adicionados ao vidro. Em geral, sais de ouro e prata eram utilizados em tempos medievais para colorir vidros utilizados em janelas de igrejas. As partículas de prata eram utilizadas para fornecer ao vidro coloração amarela, enquanto partículas de ouro eram empregadas para fornecer ao vidro coloração vermelha.

O ano de 1959 é considerado o marco inicial da nanotecnologia,

No dia 29 de dezembro deste ano, o conceituado físico e Nobel norte-americano Richard Feynman proferiu na reunião anual da American Physical Society, realizada no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), a palestra intitulada “There’s plenty of room at the bottom” (“Há mais espaços lá embaixo”). Feynman discutiu as possibilidades, vantagens e mudanças com a obtenção de materiais em nano escala. Um exemplo foi a ideia de ser possível condensar na cabeça de um alfinete, os 24 volumes da Enciclopédia Britânica, sugerindo desta maneira, que muitas descobertas seriam realizadas com a obtenção de materiais em escala atômica e molecular. Feynman também se referiu a diferentes objetos e áreas científicas, que poderiam ser otimizadas com o desenvolvimento da tecnologia em nano escala, tais como computadores mais rápidos e avanços nas ciências biológicas. Contudo, só nos anos 80 o visionaríssimo de Feynman começou a encontrar condições de apoio econômico e de investimento científico e tecnológico para começar a tornar-se realidade.

Os átomos não obedecem às leis da física clássica. Por isso se desenvolveu uma nova área de pesquisas, a da mecânica quântica, para estudar os fenômenos que ocorrem no nível atômico. Se são tão complexos, como os pesquisadores ligados à nanotecnologia conseguem enxergar esses pedacinhos ínfimos de matéria e mexer neles? Tal façanha só se tornou exequível a partir de 1981, com a criação de microscópios hiperpotentes nos laboratórios da IBM, em Zurique, na Suíça. "Esses aparelhos se transformaram nos olhos e nas mãos para a manipulação direta de objetos em escala manométrica", disse a VEJA Zhong Lin Wang, diretor do Centro de Caracterização e Fabricação de Nanoestruturas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos. A invenção da máquina rendeu o Nobel de Física de 1986 ao suíço Heinrich Rohrer e ao alemão Gerd Binnig, ambos da IBM, que dividiram o prêmio com Ernst Ruska, outro alemão, um dos maiores nomes da microscopia moderna. O equipamento, conhecido como microscópio de tunelamento ou pela sigla STM (scanning tunneling micros cope), possui uma agulha finíssima, cuja ponta é constituída de alguns poucos átomos - ou mesmo apenas um. Essa agulha funciona como as que equipavam os antigos toca-discos de vinil, só que faz uma varredura da superfície analisada sem tocá-la. Ela cria uma projeção ampliada do relevo atômico por meio da emissão de um contínuo fluxo de elétrons. O STM deu origem a uma família de instrumentos ainda mais avançados, como os microscópios de varredura por sonda ou SPM (scanning probe microscopes). Além da visualização manométrica, a finíssima ponta do SPM permite tocar nos átomos e arrastá-los de um ponto a outro. Dá até para escrever palavras ou fazer esculturas com os átomos, como se fossem peças de um quebra-cabeça para lá de minúsculo.

Embora o marco da nanotecnologia tenha sido em 1959, foi em 1974, que o japonês Norio Taniguchi criou o termo "NANOTECNOLOGIA".

A palavra nanotecnologia foi popularizada na década de 1980, quando Eric Drexler, do Foresight Institute, se referiu à construção de máquinas em escala molecular, de apenas uns nanômetros de tamanho como braços de robô, motores e computadores, muito menores que uma célula. Drexler passou os seguintes dez anos a descrever e analisar esses incríveis aparelhos e a dar resposta às acusações de ficção científica. No entanto, a tecnologia convencional estava a desenvolver a capacidade de criar estruturas simples à escala reduzida. Desde então, os estudos vêm se desenvolvendo com sistemática regularidade e os governos de diferentes países têm incluído as nanociências e as nanotecnologias na agenda de prioridades de seus investimentos, sendo que em 1997, para que se tenha uma ideia, um conjunto de países, incluindo alguns da Europa Ocidental, os EUA e o Japão, já havia investido perto de 500 milhões de dólares em programas na área. Considere-se ainda que só na Alemanha funcionam hoje, pelo menos, 6 grandes centros de pesquisa no setor, a China investe fortemente na área de química, sem falar do programa americano que sozinho já investiu mais de 700 milhões de dólares e de importantes centros que têm a nanociência e a nanotecnologia como altas prioridades de seus programas de pesquisa e de desenvolvimento, como, por exemplo, o Foresight Institute dirigido pelo professor K. Eric Drexler.

www.cmdmc.com.br/pesquisa/nanotecnologia http://www.comciencia.br/reportagens/nanotecnologia/nano01.htm

O objetivo da nanotecnologia, seguindo a proposta Feynman, é o de criar novos matérias e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

http://www.comciencia.br/reportagens/nanotecnologia/nano10.htm

O que é nanotecnologia?

Alguns filósofos gregos se perguntavam se a imensa variedade do mundo que nos cerca não pode ser reduzida a componentes mais simples “indivisível’’. A última fração da matéria, segundo esses filósofos o “tijolo’’ fundamental de tudo o que existe, não poderia mais ser dividida em outras partes mais simples. Podemos fazer uma comparação elementar, apenas para fins didáticos. Em uma padaria, você encontra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com