TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias

Pesquisas Acadêmicas: Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

As tecnologias sempre existiram, mesmo que não reconhecidas por essa nomenclatura, em todas as fases da sociedade. Elas são as ferramentas que usamos para solucionar, da melhor forma, questões que levariam muito tempo para resolvê-las, tornando mais prática, rápida e confortável a realização das nossas atividades diárias. As novas tecnologias estão presentes em todo e qualquer lugar, sejam em fábricas, nas empresas dos mais diversos segmentos, e não ficando de fora, é claro, o setor educacional, influenciando todo o processo de ensino e aprendizagem. Sabemos que essas ferramentas vêm a facilitar a forma de trabalho dentro e fora das escolas, o que não quer dizer que essa facilidade seja vista por todos com bons olhos, pois, há uma grande quantidade de profissionais da educação, que não aceitam as novas tecnologias como instrumento auxiliador e transformador na prática educacional. Essa rejeição muitas vezes se dá devido à falta de conhecimento, por parte desses, sobre a forma como utilizá-las para adquirir praticidade no processo de ensino e aprendizagem. Se as novas tecnologias educacionais não são usadas, torna-se cada vez mais difícil o processo de inclusão digital tão discutido e esperado. Por outro lado, isso também não quer dizer, que o uso desenfreado dessas tecnologias será bem aproveitado, pois o que importa é saber tirar proveito de seus benefícios, agregar valor ao conhecimento, e não apenas usá-las por modismo.

Quando se fala em recursos tecnológicos, nos dias atuais, pensa-se logo no computador e na internet. Mas em se tratando de educação, qualquer meio de comunicação que completa a ação do professor é uma ferramenta tecnológica. Uma das ferramentas mais antigas e mais usadas na sala de aula, para a comunicação, é o quadro negro e o giz, ou em tempos mais próximos, o quadro branco e o pincel. A Internet, no entanto, é a nova tecnologia que tem se mostrado mais eficiente na transmissão de informações e na comunicação, importantíssima na construção do conhecimento. Através dela é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso a conteúdos completos de livros, revistas, bem como comunicar-se com o mundo adquirindo informações em tempo real bem próximo à comunicação face a face. Tudo isso acessível através do computador e da internet, potentes ferramentas que nos proporcionam inúmeras formas de uso na educação. A internet nos propicia o rompimento da barreira do tempo e do espaço nos mais variados seguimentos, integrando todas as tecnologias de comunicação já inventadas pelo homem, e nos auxiliando na busca constante pelo conhecimento.

A educação desprovida de novas tecnologias resumida ao uso das tecnologias antigas e no simples discurso do professor cria um ambiente de monotonia sem estímulo algum aos jovens em fase de formação. Cabe ao professor buscar o conhecimento sobre o uso adequado das novas tecnologias e sua empregabilidade dentro e fora do ambiente de sala de aula. É papel do educador possibilitar a inserção na comunidade estudantil de tecnologias que ajudem no seu desenvolvimento e crescimento intelectual. É necessário ainda que haja uma interação entre educador e sociedade para que juntos detectem os problemas e as deficiências existentes, em especial nas escolas públicas, no que diz respeito ao alcance das novas tecnologias e busquem soluções eficientes que levem ao desenvolvimento adequado do processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com