TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Acordo Ortografico Unifran

Exames: Novo Acordo Ortografico Unifran. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

O novo acordo ortográfico

Quais as principais mudanças? Como elas afetaram a vida dos brasileiros?

O novo acordo ortográfico teve como principais mudanças: a acentuação, o trema, o alfabeto e o hífen.

Acentuação: os ditongos (ei, oi) não são mais acentuados nas paroxítonas; os hiatos ‘oo’ e ‘ee’ não são mais acentuados; em palavras homógrafas, não existe mais o acento diferencial (ex: pêlo/pelo, pêra/pera, etc.), exceto no verbo poder (pôde); não utiliza mais o acento na letra ‘u’ quando precedido de ‘g’ ou ‘q’ e antes de ‘e’ ou ‘i’; as letras ‘i’ e ‘u’ quando tônicos nas paroxítonas e precedidos de ditongo também não são mais acentuadas.

Trema: O trema não existe mais na língua portuguesa, com exceção dos nomes próprios e seus derivados.

Alfabeto: Agora o nosso alfabeto é formado por 26 letras, pois foram acrescentadas as letras ‘k’, ‘w’ e ‘y’.

Hífen: o hífen foi tirado das palavras formadas de prefixos terminados em vogal e palavras iniciadas com ‘r’ ou ‘s’, sendo que devem ser dobradas (somente utiliza o hífen em prefixos terminados em ‘r’ se a próxima palavra for começar com a mesma letra); também não é mais usado em palavras formadas de prefixos terminados em vogal e palavras iniciadas por outra vogal (com exceção se a próxima palavra começar com ‘h’); não é mais usado em palavras compostas (ex: pára-quedas/paraquedas); o uso do hífen é feito quando a palavra é formada por um prefixo terminado em vogal e palavra iniciada com a mesma vogal; é usado também nas palavras formadas por prefixos ‘ex’, ‘vice’, ‘soto’; nos prefixos ‘pan’ e ‘circum’somente quando palavras iniciadas em vogal, m ou n; nos prefixos‘pró’, ‘pós’ e ‘pré’ quando a palavra tem significado próprio; é usado nas palavras formadas pelas palavras ‘além’, ‘aquém’, ‘recém’, ‘sem’.

Essas mudanças ocorridas na língua portuguesa trouxeram bastante polêmica para nós, pois várias pessoas ficaram a favor e outras ficaram contra do novo acordo ortográfico. Basicamente, esse acordo fez com que muitas regras aprendidas em vários anos fossem anuladas e que novos conceitos fossem retomados desde o início. Mas, como todas as coisas, o novo acordo passou por reformas e hoje podemos ficar revoltados querendo não aceitá-lo, e, da mesma maneira que achamos estranho escrever farmácia com ‘ph’ no passado, lá no futuro junto de nossos descendentes acharemos engraçado a forma que escrevíamos antes do novo acordo ortográfico. Tudo se transforma, nem sempre como queremos, mas no final das contas poderemos perceber o quanto foi importante essas mudanças para todos nós.

Tema: Falar e escrever corretamente. Qual a importância do estudo da disciplina Comunicação e Expressão e como ela pode influenciar sua inserção no mercado de trabalho?

A Importância de Falar e Escrever Corretamente

A língua portuguesa sempre foi importante para vida das pessoas. O único problema encontrado é que grande parte dessas pessoas não dão a ela o devido valor que deveria ser oferecido. Enormes dificuldades são encontradas por quem necessita de usá-la e não sabe qual a maneira correta de proceder.

A cada dia que passa podemos perceber que o povo se afasta da busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com