TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  9/7/2015  •  Resenha  •  3.851 Palavras (16 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 16
  1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo evidenciar e valorizar o estágio desenvolvido nas praxes que foram vivenciadas no período de 10 de março a 17 de abril de 2014, em instituições de saúde pública de Barcelos com o intuito de avaliar, realizar, adquirir, promover, fiscalizar se os manipuladores de alimentos estão colando em prática os conhecimentos que foram lhe proporcionado e adquirido durante esta formação acadêmica de Nutrição como também, acompanhar o paciente no leito para fazer o inquérito alimentar. Segundo Castro (2004), “... Já é fato comprovado que certos alimentos, ou as substancias neuroquímicas naturais que eles contem, aumentam a capacidade mental ou mudam o comportamento alimentar.” Sabe – se que não é fácil aceitar uma dieta alimentar oriunda de médicos, pois requer acompanhamentos rigorosos.

Não se sabe ao certo como surgiram certos mitos que rodeiam os alimentos, mas é fato que os mitos nutricionais existem e se propagam com rapidez e eficiência. Alguns são embasados em pesquisas antigas, cujos resultados foram superados por outras mais recentes. Com foco nesta problemática os cidadãos barcelenses acabam indo parar no hospital ou nos postos de saúde. De acordo com nossa pesquisa averiguamos o comportamento da população Barcelense em ralação à saúde, observamos como preparam os alimentos no hospital, acompanhamos os atendimentos nos Postos de Saúde dos Bairros: São Francisco e São Sebastião e, realizamos acompanhamentos de medidas antropométricas como IMC, peso ideal médio, peso ideal mínimo e peso ideal, buscando embasamentos teóricos onde os envolvidos são especialistas em Nutrição Clínica, Saúde e Dieta.

Um dos fatores que nos chamou atenção para essa pesquisa foi às atitudes de algumas crianças, adolescentes, jovens especificamente mulheres se alimentando de maneira errônea. Analisamos as questões referentes à saúde na UMB (Unidade Mista de Barcelos) e nos postos de Saúde, por conseguinte o meio onde estão inseridos, prosseguindo a o estudo averiguou – se a forma como são preparado dos alimentos. Dessa forma queremos contribuir com a saúde da sociedade Barcelense.

Vale ressaltar que o estudo realizado durante o estágio é de suma importância para nossa formação acadêmica, pois dessa forma aprendemos mais e ao mesmo tempo fazemos as correções onde detectamos os equívocos, pois temos o compromisso com o sistema de valores básicos e saudáveis para a vida e a boa saúde das pessoas. Isto é, a incorporação explicita de valores éticos que favorecem e tornam possível a possibilidade de possuir uma dieta saudável. Com isso, o Curso Técnico em Nutrição e Dieta no âmbito educacional, através do componente curricular Nutrição Clínica, contribui ainda mais com a produção de conhecimento e o resgate de valores que foram minimizados pela sociedade.

Sendo assim julgamos pertinentes para o desenvolvimento desta pesquisa, ora apresentado, estabelece uma interconexão entre o objeto de estudo proposto ao Curso Técnico em Nutrição e Dieta uma análise sobre a manipulação dos alimentos e os utensílios utilizados para a benfeitoria dos mesmos. Dessa forma, pretendemos nos respaldar em fundamentos teóricos e averiguar as relações que retratam a Nutrição Clínica como fator primordial para a saúde de um paciente, identificando quais os níveis de conhecimento e as práticas que podem auxiliar melhor os cozinheiros.

1.1 IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIO, DO ACADEMICO, DO SUPERVISOR DE CAMPO (LOCAL), DOS PROFESSORES ORIENTADORES.

O estagio em nutrição clinica realizado pela estagiaria Rosalí Trindade Marinho, Centro de Educação Tecnológico do Amazonas CETAM, supervisionado pela nutricionista Claitiane Silva.

  1. PERIODO DE REALIZACÃO DO ESTAGIO.

Período de realização do estagio 10 de março a 17 de abril, deu inicio na UBS São Sebastião mais devido à reforma da UBS os estágios foram passando para o Posto de São Francisco sendo que segunda quarta e sexta-feira nas UBS e terça e quinta no hospital.

.

1.3 OBJETIVOS DE ESTAGIOS

1.3.1 OBJETIVO GERAL

  • Buscar e praticar os conhecimentos obtidos na sala de aula, das disciplinas de dietoterápica e fisiopatologia da nutrição;

1.3.2 OBJETIVOS EXPECIFICOS

  • Realizar Atendimento Nutricional com pacientes das UBS’ e Hospital;
  • Fazer o Inquérito alimentar visando identificar possíveis desvios nutricionais;
  • Realizar visita nos leitos
  • Fazer Acompanhamento da aceitação da Dieta
  • Realizar Medidas Antropométricas
  • Fazer avaliação dietética
  • Promover treinamento para os Manipuladores de alimentos
  • Adquirir o conhecimento na área de nutrição clinica
  • Fazer analise da forma que feito às refeições
  • Realizar um acompanhamento na guarda dos alimentos
  • Verificar o prontuário do paciente, para verificar nome, leito, diagnostico, idade e procedimentos do paciente que você estiver atendendo.
  • Atualizar o mapa de informações da nutrição com dados de leito, nome completo, idade, diagnostico, dieta.
  • Orientar a cozinheira, sobre dieta especifica

1.4 A IMPORTÂNCIA DO ESTAGIO REALIZADO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Curso Técnico em Nutrição e Dietética tem como objetivo habilitar o aluno a atuar em competências relacionadas diretamente com diversos setores como Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e, mais recentemente, a Indústria de Alimentos. O aluno recebe formação, de maneira a participar de ações voltadas à alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos sadios e enfermos em todas as fases do ciclo vital. Essas ações incluem o transporte, a estocagem, a seleção e o preparo de alimentos, com vista ao aproveitamento integral, à segurança alimentar e sua distribuição.

Durante as aulas são consideradas as normas específicas para elaboração de cardápios adequados ao público-alvo, além de ações relacionadas com a avaliação do estado nutricional e a educação alimentar para os indivíduos, comunidades, operadores de cozinhas, comerciantes de alimentos in natura e industrializados, além de atividades de combate às doenças de origem alimentar e às carências nutricionais.

O curso também chama a atenção para o papel das propriedades dos alimentos e suas possíveis alterações em dietética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com