TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aquecimento Global

Por:   •  17/9/2017  •  Ensaio  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – IFPE

CAMPUS GARANHUNS

CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE

ARTHUR DHIEGO BUARQUE WANDERLEY

CARLOS CÉSAR LOPES TENÓRIO

CREPUSCULO DE UM ÍDOLO

GARANHUNS

2016

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – IFPE

CAMPUS GARANHUNS

CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE

ARTHUR DHIEGO BUARQUE WANDERLEY

CARLOS CÉSAR LOPES TENÓRIO

CREPUSCULO DE UM ÍDOLO

        

Trabalho de conclusão de curso, apresentado à banca examinadora do Instituto Federal de Pernambuco para obtenção do grau técnico em Meio Ambiente, sob a orientação do Dr. Rogério XXX .

GARANHUNS

2016


RESUMO

        Observando o cenário atual, a respeito da premissa de que o homem é causador de um suposto aquecimento da terra, percebe-se que a teoria deu lugar ao dogma. Portanto, faz-se necessário uma atenção a este fato para despertar na comunidade um pensamento crítico a respeito de: até onde nós, seres humanos, afetamos a natureza efetivamente, neste caso, especificamente, com qual intensidade alteramos o clima da terra. O clima do planeta depende de inúmeros fatores interligados entre si. Nos estudos que acompanham este trabalho veremos o peso exíguo da contribuição do homem para a modificação do clima global, bem como uma análise a imposição de teorias não provadas provenientes dos países desenvolvidos pode causar estagnação econômica, aumento da taxa de mortalidade e outros sérios problemas para os países mais pobres, trazendo o tema "aquecimento global" de volta ao âmbito da ciência.

Palavras-chave: Aquecimento global, IPCC, dogma.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

HISTÓRICO CLIMÁTICO DA TERRA

NÃO CONTROLAMOS O CLIMA DA TERRA (O ATUAL CLIMA DA TERRA E O CO2)

CONTRADIÇÕES E MODISMO: RELAÇÃO DA ECONOMIA E O INTERESSE EM UM AQUECIMENTO GLOBAL

INTRODUÇÃO

        Nosso planeta, ao longo de milhares de anos, sofreu diversas mudanças em seu clima, geologia, aumento do nível do mar, diminuição do nível do mar, aquecimento, resfriamento e até mesmo uma inversão dos pólos; mudanças que por muitas vezes se apresentaram violentamente, tanto em épocas remotas — onde a presença humana em grande parte era inexistente, quanto no presente e nem por isso ela deixou de se apresentar inconstante e imprevisível.

  1. O CO2 não controla o clima

O gás carbônico ocupa uma fração minúscula em relação aos outros gases presentes na atmosfera, bem como ele não tem papel algum no controle da temperatura da Terra.

  1. Composição da atmosfera

“A atmosfera terrestre está dividida entre 78% Nitrogênio, 21% Oxigênio, 0,7% Argônio e todos os outros gases são chamados traços. O CO2 possui a participação de 0,033% de todos eles, aqui inclusos os humanos (melhor descrito abaixo). Tal composição se estende nesta proporção até cerca de 100km de altitude, dentro da chamada homosfera.” O gás carbônico representa uma ínfima parcela quando se compara ao todo.

Fonte: Marco Felicio

  1. Oscilação de CO2 ao longo de milhares de anos

Os níveis de CO2 nunca foram constantes, ao longo de milhares de anos ele se alterou. Nas tabelas x, x e x a geologia nos dá luz a essa afirmação, podemos constatar através desses dados a inconstância do gás carbônico na atmosfera, bem como a parca relação deste com a temperatura.

  1. Mais CO2, mais vida

O dióxido de carbono, em grosso modo é o pilar de quase toda a vida na Terra. Uma vez que este é a matéria-prima primária ou "alimento" utilizado pela grande maioria das plantas para produzir a matéria orgânica a partir da qual elas constroem seus tecidos, que se tornam posteriormente alimento para quase todos os animais.Um aumento dos níveis de CO2 implicaria diretamente num aumento da produtividade agrícola

No ano de 1804, por exemplo, Saussure mostrou que ervilhas expostos a altas concentrações de CO2 cresceram melhor do que as plantas de controle em ar ambiente; e o trabalho realizado no início de 1900 aumentou significativamente o número de espécies em que este efeito foi observado, o reforço no crescimento das plantas expostas ao enriquecimento de CO2 atmosférico. (Demoussy, 1902-1904; Cummings e Jones, 1918).

Os níveis de CO2 atmosférico produz aumentos da fotossíntese das plantas, diminui a perda de água da planta por transpiração, o aumento da área foliar, aumento no número de filamentos das plantas e frutas, para citar apenas alguns dos mais comumente benefícios relatados.

http://lux-veritas-omnes.blogspot.com.br/2016/04/como-o-aumento-do-co2-atmosferica-e-um.html?m=1

b) Inversão dos polos;

c) Oscilação do nível dos mares ao longo de milhares de anos;

d) Snowball e o nível de CO2

  1. Não controlamos o clima da terra(O ATUAL CLIMA E O CO2 DA ATMOSFERA)

“Se há uma pergunta que não sai da cabeça dos meteorologistas e cidadãos comuns atualmente, é: o que acontecerá com o clima do planeta no próximo século? Haverá um superaquecimento da Terra? Ou um destempero total, com calor no inverno e frio no verão?” (EXEMPLO, COPIADO DO SITE SUPERINTERESSANTE)


TUDO DESSA PÁGINA EXEMPLOS PARA INICIAR O TÓPICO

[pic 1]

[pic 2]

        A pesar de sermos os animais que mais alteram o meio ambiente, não temos a capacidade em influir no clima da terra. Alguns pontos a seguir podem dar luz a essa afirmação:

[pic 3]

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/variacao-temp-mediaglobal.shtml

http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/variacao-temp-mediaglobal.shtml imagem

Contribuição humana vs contribuição dos demais elementos;

        O Professor Ricardo Felício faz duras críticas ao IPCC e seus modelos climáticos, ele diz que alguns fatores são desconsiderados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (503.2 Kb)   docx (220.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com