TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aquecimento Global

Por:   •  27/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

O aquecimento global é um fenômeno que desencadeou uma série de mudanças climáticas significativas em nosso planeta. Causado principalmente pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, o aumento das emissões de gases de efeito estufa tem resultado no acúmulo desses gases na atmosfera.

O dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) são os principais gases de efeito estufa responsáveis por aprisionar o calor na Terra, criando um "efeito estufa" que eleva a temperatura média global. Como resultado, testemunhamos o derretimento acelerado das calotas polares, o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos mais frequentes e o desequilíbrio dos ecossistemas.

A crescente temperatura global ameaça a biodiversidade, com muitas espécies enfrentando extinção devido a mudanças rápidas e severas em seus habitats. Além disso, o aumento do calor e padrões climáticos imprevisíveis tem impactos negativos na agricultura, afetando a produção de alimentos e levando à insegurança alimentar.

A comunidade científica tem alertado sobre a urgência de tomar medidas para mitigar o aquecimento global. Acordos internacionais, como o Acordo de Paris, foram estabelecidos para incentivar os países a reduzirem suas emissões e limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

A transição para fontes de energia renováveis e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a conservação de florestas e a restauração de ecossistemas degradados são estratégias importantes para absorver CO2 da atmosfera.

Enfrentar o aquecimento global é um desafio global que exige cooperação entre governos, empresas e indivíduos. A conscientização e ações concretas são necessárias para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (21.4 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com