TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA DE CORDEL: DO ATO DE LER E ESCREVER AO FALAR

Ensaios: LITERATURA DE CORDEL: DO ATO DE LER E ESCREVER AO FALAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 2

LITERATURA DE CORDEL: DO ATO DE LER E ESCREVER AO FALAR

A leitura e a escrita são ferramentas que precedem a aquisição do conhecimento. Não há dúvidas que são incontáveis as razões que nos levam a trabalhar a literatura de Cordel. Este gênero textual abre espaço para o encantamento dentro da escola.

É perceptível a dificuldade que os alunos enfrentam ao estabelecer uma relação entre o que lê e a realidade que o cerca. Nesse cenário, surge a literatura de cordel com o objetivo de ampliar os conhecimentos numa visão voltada para a realidade.

Convém salientar que na medida em que o aluno traça um paralelo entre os conhecimentos adquiridos por meio dos textos lidos e o mundo que o cerca, ajudamo-los a desenvolver o espírito crítico, tão necessário para a luta por um mundo melhor.

Em face da diversidade dos dias atuais, cabe às ciências proporcionar a integração dos seres humanos. Se a sala de aula é um espaço para promover a produção e a aquisição de conhecimentos, a experiência de se trabalhar com o cordel torna-se muito significativa, levando o aluno a desenvolver a competência comunicativa e a linguística.

Notório é que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, da mesma maneira que o ato de ler palavras significa a contínua releitura do mundo. (Chartier)

A educação está passando por uma fase de grandes desafios e não podemos deixar de considerar que a escola se constitui a partir de seu contexto social. Então, nada mais propicio do que trabalhar questões relativas às vivencias das crianças. Saúde, sustentabilidade, meio ambiente e cultura são, assim, assuntos interessantes e necessários. Será a transposição didática das ciências de forma natural. Perfeito, não?!

Diante o exposto, conclui-se que, para que o educando dê realce na produção de texto, necessário se faz que o educador o incentive na busca incessante pelo conhecimento, por meio da leitura.

Edilene F. de Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com